Bairro de Curitiba marca data com polenta gigante
Maigue Gueths
De Curitiba
A comunidade do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, vai comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil, a partir das 10 horas de sábado, servindo uma polenta de 500 metros de comprimento à população. Com a polenta gigante, a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf), que está organizando o evento, espera colocar o bairro italiano mais uma vez no Guinness Book, o livro dos recordes. Para isso, técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) estarão no local para verificar o peso e tamanho da polenta. O Restaurante Madalosso, que fica no mesmo bairro, já é citado no livro como o segundo maior restaurante do mundo, mas na próxima edição deve assumir a frente, já que o estabelecimento que ocupava o primeiro lugar fechou.
Para fazer a polenta de 500 metros, praticamente todos os restaurantes do bairro vão colocar a mão na massa a partir das 2 horas da madrugada de sábado. Serão usados 1,5 tonelada de fubá, 500 quilos de carne moída para o molho, além de queijo ralado. Ao todo, 380 pessoas estão trabalhando nos preparativos. Mas, segundo o diretor da Acisf, Rubens do Valle, todo o bairro está envolvido no trabalho. Os 940 alunos do ensino fundamental do Colégio Imaculada Conceição, por exemplo, fizeram pinturas e colagens alusivas aos 500 anos em 50 metros de papel que serão usados como toalha de mesa.
A Manoel Ribas, principal rua do bairro será interditada a partir das 4 horas para a instalação dos 500 metros de mesas, começando em frente à Igreja de Santa Felicidade. A festa começa às 10 horas, com a preparação da polenta nas mesas. As famílias mais antigas da comunidade participarão do ritual: os pais colocarão o molho e as crianças o queijo ralado. A comida será servida a partir das 11 horas. Para acompanhar, os restaurantes esperam servir entre 15 a 20 mil litros de vinho. Na frente da igreja, também serão homenageadas as pessoas mais idosas do bairro.





