Baianos pedem à CNBB beatificação de Irmã Dulce
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 13 de março de 1998
Agência Estado 
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Lucas Moreira Neves, recebeu ontem, em Salvador uma carta de católicos baianos pedindo a beatificação de Irmã Dulce, primeiro passo para a santificação. O documento foi entregue pelo padre Osmar Valeriano ao cardeal, durante a celebração da missa de Ação de Graças, que lembrou o 6º ano da morte da religiosa, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Dom Lucas disse que levará o pedido ao Vaticano na sua próxima viagem a Roma, encaminhando-o à Congregação para Causa dos Santos, que analisa preliminarmente os casos de beatificação. Ele prometeu defender pessoalmente a causa junto ao papa João Paulo II. Caso a congregação dê o sinal verde para o processo de beatificação, o próprio cardeal terá a incumbência de criar, em Salvador, um tribunal arquidiocesano que examinará a vida, a obra e os possíveis milagres da religiosa.
A Fundação Obras Sociais Irmã Dulce dispõe de, pelo menos, 200 cartas relatando milagres atribuídos à freira, procedentes de todo o Brasil. Ela morreu aos 78 anos, em 1992.


