Londrina- Após décadas de degradação ininterruptas, a Bacia dos Apertados, que abastece uma população de 100 mil pessoas em Arapongas (Norte do Estado). O Governo do Estado divulgou ontem que o governador Roberto Requião assinou o decreto que transformou a bacia em área de manancial de abastecimento público. Na prática, esta é foi a alternativa encontrada para salvar o Apertados, exigindo que os proprietários de terras sigam uma rigorosa regulamentação de uso e ocupação do solo.
  Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), o decreto 3749 foi assinado pelo governador Roberto Requião há uma semana e incluiu também as bacias dos rios Pirapó e Caviúna, que também sofrem com poluição e degradação. Nestas regiões, a mata ciliar terá que ser recuperada e o uso para a criação de gado está proibido.
  Em relação à Bacia dos Apertados, a medida visa tentar combater os altos níveis de poluição comprovados por análises oficiais. O problema tem relação direta com a utilização indiscriminada de agrotóxicos, alguns deles de uso proibido no Brasil. ‘‘Em decorrência disso o abastecimento de água em Arapongas já foi paralisado por quatro vezes nos últimos dois meses’’, relembrou a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.
  O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, afirmou que o decreto cria instrumentos legais para evitar a ocupação irregular das bacias agora e no futuro. Já o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, comentou que ‘‘a preservação destes mananciais é indispensável à sobrevivência das gerações futuras das regiões de Arapongas e Apucarana’’.

mockup