Avião faz pouso de emergência em Bela Vista
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Vítor Ogawa <br>Reportagem Local 
Londrina - Um monomotor fez um pouso de emergência na tarde de ontem em uma propriedade rural no Distrito Trinta, em Bela Vista do Paraíso (Norte), durante um voo de instrução. A aeronave era ocupada pelo instrutor Guilherme Garcia Machado, de 26 anos, que saiu ileso, e pelo aluno Rafael Bosco Bernardo, 25, que sofreu um pequeno corte no nariz.
''Recebi a ligação de um agricultor relatando que um avião havia caído em sua propriedade. Constatamos que a aeronave havia colidido com a fiação da rede elétrica ao realizar um pouso de emergência'', explicou o sargento Giovani José Bordin, da Defesa Civil de Bela Vista do Paraíso.
A aeronave danificou a fiação elétrica de seis postes - um deles quebrou com a força da colisão. Bordin relatou que houve vazamento de combustível, mas não soube precisar a quantidade. O restante do combustível foi recuperado pela escola de aviação.
O instrutor Guilherme Machado atribuiu à sorte o fato de não ter se ferido. ''Não é todo mundo que cai de um avião e sobrevive. Eu caí e saí andando'', resumiu.
Segundo o coordenador da Volare Escola de Aviação Civil, Dorival Raul Sacchetinn Filho, o instrutor possui cerca de 600 horas de voo e estava preparado para uma situação dessas. Ele acrescentou que era a décima aula do aluno Rafael Bernardo, que não havia atingido nem 20 horas de voo.
Sacchetin afirmou que a aeronave conta com duplo comando, para que o instrutor assuma a aeronave em caso de emergência. ''Eles estavam realizando um treinamento de emergência, simulando uma falha de motor com a redução de potência da aeronave, porém, durante a retomada da potência, o motor teria engasgado e (o avião) perdido a altitude, o que fez a aeronave atingir a rede elétrica'', explicou.
Sobre a última manutenção da aeronave, a reportagem da FOLHA teve acesso ao diário de bordo da aeronave e constatou que a última revisão foi feita em 20 de setembro.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que representantes do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), localizado em Porto Alegre, estavam a caminho de Londrina no final da tarde de ontem para investigar as causas do acidente.
Outras ocorrências
Em fevereiro, outro avião agrícola caiu depois de se chocar contra cabos da rede elétrica em Bela Vista do Paraíso. O piloto Luiz Mateus de Lázaro, de 55 anos, morreu no local. No mês de março, o piloto Paulo André Kleine sofreu uma queda com o avião que pilotava enquanto pulverizava uma plantação de mandioca em Querência do Norte (Noroeste). Ele foi socorrido, mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu dois dias depois na Santa Casa de Paranavaí.
Em julho, um avião caiu no meio de um canavial em Nova Londrina (Noroeste) e provocou um incêndio. O piloto não foi localizado. Já em agosto, o instrutor de voo Robson Pedroso, de 24 anos, morreu em um acidente na Colônia Benfica, Zona Rural de Palmeira (Campos Gerais). O acidente também deixou ferido um aluno de 18 anos que estava na aeronave.
No ano passado, as regiões de Londrina e Maringá foram as responsáveis pela maioria das quedas de aviões registradas no Estado. Segundo estatísticas da Cenipa, das nove ocorrências registradas no Paraná, duas delas aconteceram em Londrina, uma em Ângulo e uma em Sabáudia.


