Um avião bimotor, com seis pessoas a bordo, caiu, ontem, três minutos após decolar do Aeroclube de Rio Claro (SP), às 10h45, em um bairro residencial da cidade. Em seguida, a aeronave explodiu. O seis ocupantes, quatro adultos e duas crianças, morreram. As chamas do bimotor atingiram o morador Marcos Antônio de Oliveira que passava de bicicleta pela avenida. O ciclista foi hospitalizado em estado grave.
Morreram no acidente o piloto Altair Garcia de Oliveira Lima, de 43 anos; o comerciante Darci Morato, de 41; seu irmão Aureo Morato, de 32 e o amigo, Gelson Ferreira, de 22 anos; e os menores José Luiz Morato Filho, de 3, e Ana Clara da Costa Morato, de 5, sobrinhos do comerciante Darci Morato, dono de um estacionamento em Rio Claro. O bimotor Twin Comanche, prefixo PT-AFS, seguia para uma fazenda do irmão do comerciante no Mato Grosso.
A tragédia aconteceu no Jardim Novo II, um bairro que fica na periferia de Rio Claro e é paralelo à Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga o município a Piracicaba, no interior do Estado.
Três mil litros de água e espuma foram usados pelo Corpo de Bombeiros para para conter o incêndio no aparelho, segundo o comandante da operação, tenente Daniel Cottoni. A Polícia Militar e a Guarda Municipal isolaram a área para que os peritos do Instituto de Criminalística iniciassem o trabalho no local.
A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar a causa do acidente. Outra investigação será realizada pela Polícia Civil, através de um inquérito aberto no 1º Distrito Policial de Rio Claro, onde a ocorrência foi registrada. Um piloto levantou a hipótese de o tempo fechado ter prejudicado o vôo. Porém, moradores do Jardim Novo contaram à polícia que o aparelho apresentava um barulho estranho, como se estivesse com problemas no motor.Fabrício Ferreira/AEExplosãoDestroços do bimotor que caiu em Rio Claro. No acidente seis pessoas morreram, quatro adultos e duas criançasAgência Estado

mockup