Avião cai e mata quatro ocupantes em SP
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Por Júlio Ottoboni
São José dos Campos, SP, 6 (AE) - O avião bimotor BIT-BE 55, prefixo PTKMB, bateu em um paredão do Pico dos Três Estados, perto de Queluz e do município mineiro de Passa Quatro. Morreram os quatro ocupantes do avião - os empresários Paulo Roberto Ragazzo e Leosir Fredo, de Recife (PE), o dono do avião, Ettore José Dela Santa, e o piloto. Paulo César de Sousa Scheida..
O acidente aconteceu no meio da tarde de ontem (5), mas os destroços do aparelho foram localizados hoje (6) às 7 horas pelos oficiais da equipe de resgate da Aeronáutica, da base de Guaratinguetá. Segundo informações do comando militar o piloto fazia vôo visual no momento do acidente.
O avião decolou quarta-feira às 10h30 do Campo de Marte, em São Paulo, e seguia para Juiz de Fora (MG), para um encontro na prefeitura, segundo o comando da Aeronáutica. O último contato foi feito às 13h25 com a torre de controle de tráfego aéreo do Rio de Janeiro. O piloto conhecia a rota e saiu com um plano de vôo por instrumentação de São Paulo. Mas ao chegar a São José dos Campos pediu permissão para torre de controle e passou a operar visualmente. O tempo estava fechado no Vale do Paraíba, perto da divisa SP-MG, com a concentração de muitas nuvens baixas que encobriam a maioria dos picos da Serra da Mantiqueira.
Busca - As operações de resgate começaram à tarde e os militares do Salvaero utilizaram um avião Bandeirante e um helicóptero Superpuma. O local do acidente é de difícil acesso. Cerca de cinco militares tiveram que descer por cordas até o lugar. Em 1990, um avião Brasília caiu no mesmo lugar. A região registra um alto índice de acidentes aeronáuticos.
Parte do bimotor PTKMB ficou destruída no impacto, mesmo assim o localizador de emergência ELT funcionou e seus sinais, embora fracos, foram captados às 16h40 pelo satélite. Às 17 horas de ontem (05) duas equipes de resgate partiram de Guaratinguetá até o ponto de emissão e conseguiram as coordenadas do local. Mas o tempo ruim impossibilitou o início das ações de socorro.
