Santos, SP, 24 (AE) - O Porto de Santos recebeu ontem uma carga incomum: 647 avestruzes, vindas da Espanha, que seguiram, ontem mesmo, para um quarentenário em Uberaba (MG). As aves, avaliadas em US$ 1 milhão, irão para vários compradores, entre eles a Pé Forte Comércio, que ficará com 300 espécimes. "O Brasil será dentro de seis ou sete anos o maior produtor mundial de avestruz", disse ontem José Ramón Pieiga, diretor-comercial da Lisabeth, a maior produtora espanhola, que detém tecnologia própria para a criação. "O clima e a alimentação farta dão essa condição", complementou Adair Velasque, dono da Euroavestruz, empresa que importou as aves.
A carne de avestruz é muito procurada pelos europeus, mas o abastecimento ainda não é regular. No Brasil, que está no início do processo de produção, é ainda praticamente desconhecida dos consumidores. "O rebanho é de aproximadamente 10 mil cabeças e o objetivo principal é a reprodução", disse Adair Velasque. Segundo ele, o abate será iniciado em escala quando houver 1 milhão de avestruzes.
Cada ave das que chegaram ao porto santista será vendida a US$ 4 mil. Mesmo com o valor elevado, a criação de avestruz é considerada um bom negócio: "Não há animal no mundo que produza cerca de 30 filhotes ao ano, durante 35 ou 40 anos", disse José Ramón Pieiga.
As 647 aves viajaram 18 dias a bordo do navio Irish Rose
de bandeira holandesa, especializado no transporte de avestruzes. Elas começaram a deixar a embarcação uma a uma. Desciam uma rampa e tinham de atravessar um corredor formado por contêineres, que levava a um improvisado curral para serem preparadas para o embarque nos 27 caminhões que as levariam a Uberaba.

mockup