A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia decidiu adotar uma nova estratégia para o atendimento dos moradores com a suspeita da Covid-19 depois que o município passou a registrar um avanço da pandemia, durante as duas primeiras semanas de agosto. Conforme o anúncio feito na tarde desta sexta-feira (13), a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Oliveira irá atender 24 horas por dia a partir desta segunda-feira, se tornando referência para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Ponto de imunização contra a doença, o local foi escolhido por possuir "três salas amplas de espera, onde será possível separar os pacientes confirmados dos suspeitos", garantiu a secretária de Saúde do município, Paloma Pissinati.

Imagem ilustrativa da imagem Avanço da Covid-19 faz Prefeitura de Rolândia ampliar horário de atendimento de casos suspeitos
| Foto: Arquivo Folha-31/5/2015

O avanço da pandemia foi considerado "alarmante" pelo prefeito de Rolândia Aílton Maistro (PSL). Enquanto o município vinha registrando média de 13 novos casos por dia ao longo de julho, o mês de agosto registrou salto para 47 novos casos diários em média. Só para se ter uma ideia, a média de pacientes com sintomas respiratórios atendidos no Hospital São Rafael pulou de dez por final de semana para 70 apenas no último sábado, informou a secretária.

O avanço no número de novos casos também provocou crescimento no número de óbitos. O município chegou a ficar mais de 20 dias sem registrar novos óbitos em decorrência da infecção causada pela doença. Entretanto, cinco novas mortes já foram confirmadas apenas nos últimos dez dias, sendo uma destas vítimas um rapaz de 20 anos.

"O que temos observado no Centro Covid é que os casos, na sua grande maioria, são casos leves muito por conta do avanço da vacinação. Quando nós avançamos na vacinação, a tendência é que tenhamos casos leves, mas mesmo sendo casos leves eles geram toda uma sobrecarga de atendimento, tanto no Centro Covid quanto no Hospital São Rafael", explicou Pissinati.

Até a noite desta quinta-feira, Rolândia somava 6.696 casos da Covid-19, 439 a mais do que há dez dias. "O que nós atribuímos é, na verdade, a um conjunto de fatores, mas precisamos aqui destacar o que o nosso secretário de estado da Saúde posicionou que é a transmissão comunitária da variante Delta. Tivemos um caso confirmado pelo sequenciamento (genômico) no município, mas sabemos que temos a circulação do vírus em todo o estado do Paraná e no município de Rolândia. A variante tem essa característica de maior transmissibilidade", explicou a secretária, que também mencionou a tendência de relaxamento da população com relação ao respeito às medidas restritivas, especialmente sobre o úso de máscaras.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.