AVALIAÇÃO - Redação do Enem terá correção mais rigorosa
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário para inscrição e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro. As inscrições já estão disponíveis e seguem até 15 de junho. O gabarito da prova será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado em 28 de dezembro. A prova será aplicada em 140 mil salas de aula.
A redação dos estudantes inscritos no Enem deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota.
No ano passado, o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem, recebeu cerca de 120 pedidos judiciais de candidatos que, insatisfeitos com a nota obtida na redação, quiseram ter acesso à correção do texto.
Com as mudanças, uma única redação poderá passar por análise de até seis corretores. Estamos bastante preparados para enfrentar esse grande desafio que é fazer o Enem cada vez mais aperfeiçoado, mais seguro, e que dê tranquilidade para as famílias e jovens que vão participar desse processo, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
● O Enem é usado por universidades públicas para o ingresso de estudantes na graduação. O exame é utilizado ainda como pré-requisito para o aluno ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni)
● Em 2011, o Enem teve 5,3 milhões de candidatos, número recorde
de inscritos
O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.





