Agentes da Delegacia da Polícia Federal em Londrina deflagraram nesta quinta-feira (14) a operação Sepulcro Caiado 5, que visa combater crimes relacionados ao abuso sexual infantil. Um auxiliar de enfermagem, de 43 anos, foi preso em flagrante no Conjunto Fortunato Sibim, em Cornélio Procópio. Com ele a polícia encontrou um celular contendo fotos e vídeos de pornografia infantil.

De acordo com a Polícia Federal, ele não possuia antecedentes criminais e foi conduzido à delegacia, em Londrina, para os procedimentos legais. Além do celular, foram apreendidos pen drives e cartões de memória que serão periciados.

A prática de adquirir, possuir ou armazenar qualquer tipo de registro de abuso sexual infantil é considerada crime grave, sujeita a pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Recentemente, a legislação vigente, através da lei 14.811/2024, classificou tal crime como hediondo, excluindo a possibilidade de fiança.

Sepulcro caiado é uma parábola cristã que faz referência a pessoas que mantém aparências de retidão para esconderem suas condutas criminosas.

Este episódio é apenas um dos desdobramentos das investigações contra crimes do gênero no Norte do Paraná. No decorrer do ano de 2024, a delegacia local já cumpriu nove mandados de busca e apreensão, resultando em sete prisões em flagrante.