Autorizada contratação de servidores para UTI do HU
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de maio de 2013
Lucio Flávio Cruz<br>Reportagem Local 
Londrina O governo do Paraná autorizou a contratação de 70 servidores por parte da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU). A autorização atende a uma determinação da Justiça. A expectativa é que em até 80 dias os servidores já estejam aptos a trabalhar.
Por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) serão contratados 25 profissionais para as áreas de fisioterapia (5), medicina intensiva (12) e auxiliar operacional (8), com salários que variam de R$ 809 a R$ 3.793. Os demais 45 novos servidores que completarão o quadro de profissionais foram aprovados no último concurso realizado pela UEL ou em outros processos seletivos realizados anteriormente.
A reitora da UEL, Nádina Moreno, ressaltou que a universidade vai fazer "o que for necessário" para que o processo seja "o mais rápido possível". "Vamos pedir inclusive que os exames médicos possam ser feitos em Londrina para agilizar as contratações. Ao mesmo tempo que será feito o PSS vamos chamando os servidores que já foram aprovados no concurso", garantiu a reitora.
Os profissionais aprovados no processo seletivo serão contratados por um ano, com possibilidade de renovação por mais um. "Pretendemos neste período realizar um novo concurso para que os servidores se tornem efetivos", apontou Nádina.
A unidade 3 da UTI do HU, com dez leitos, foi inaugurada em abril do ano passado, mas não foi aberta por falta de funcionários. No dia 5 de abril, o Ministério Público (MP) em Londrina ajuizou uma ação pública com pedido de tutela antecipada contra o governo do Estado e a UEL por conta da superlotação da UTI adulto do HU. O promotor da Saúde Pública Paulo Tavares pedia a contratação dos 70 profissionais em 20 dias e que a UTI entrasse em funcionamento em 45 dias.
No dia 22 de abril, o juiz Marcos José Vieira da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina acatou o pedido do MP e concedeu prazo de 90 dias para que os servidores fossem contratados. "Essas contratações deveriam ter sido feitas no ano passado e por isso tivemos que acionar a Justiça. Espero que não aconteça nenhum problema e que este prazo de 90 dias seja cumprido e respeitado. A abertura desta unidade é muito importante para melhorar o atendimento às pessoas", frisou Tavares.
Interessados em participar do PSS devem acessar o edital no endereço www.uel.br/prorh. O prazo de inscrição vai de de 9 a 23 de maio, prazo final também para o pagamento da taxa de inscrição. Os aprovados serão conhecidos no dia 29 de maio.


