Porto Alegre - Com a recepção aos prefeitos de Genebra (Suíça), Manoel Tornare; de Saint Denis (França) Patrick Braouezec; de Van (Turquia) Sahabedin Ozarslanes; e do presidente da região da Toscana (Itália), Claudio Martini, ontem, ao meio-dia, no Aeroporto Salgado Filho, o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro (PT), deu início, informalmente, às atividades do II Fórum de Autoridades pela Inclusão Social (FAL), que tem sua abertura oficial hoje, às 20 horas no salão de eventos do Hotel Plaza San Raphael, e vai até quarta-feira.
O evento, promovido pela prefeitura de Porto Alegre, integra o 2º Fórum Social Mundial, com início dia 31 e vai reunir mais de 200 prefeitos de várias partes do mundo, além de ministros, deputados, secretários municipais e outras autoridades. Cerca de mil pessoas estarão discutindo questões como globalização, inclusão social, meio ambiente, segurança, educação e participação popular no âmbito das cidades, indicando alternativas ao modelo neoliberal.
Um dos pontos altos da programação que discutirá a inclusão social, a Conferência pela Paz será realizada na tarde de quarta- feira, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A conferência terá a participação dos prefeitos Mariano Arana, de Montevidéu (Uruguai); Joan Clos, de Barcelona (Espanha); Than Sina, de Phnom Penh (Camboja), e Antoine Ghafari (ainda a confirmar), de Damour (Líbano). A presidente da Federação Mundial das Cidades Unidas (FMCU), Mercedes Bresso, é outra que participará, com o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, que será o coordenador.

mockup