A pesquisadora Karen Armstrong escreveu ‘‘O Isl㒒 com um devotamento ecumênico. Ela começa o livro decifrando os termos principais da religião. Assim, a palavra islã, que significa ‘‘entrega’’, tem um relacionamento direto com o termo árabe ‘‘salam’’, ou paz. Quando o profeta Maomé trouxe a escritura sagrada, chamada ‘‘Alcorão’’, para os árabes, no século 7 d.C., sua missão era pacifista, pois o povo estava afundado em guerras que se sucediam umas às outras.
Outro mito que a historiadora procura desmascarar é a palavra ‘‘jihad’’ que, segundo ela, significa ‘‘luta’’, e não ‘‘guerra santa’’. E ‘‘luta’’ como a disposição pessoal de modificar a realidade de acordo com as vontades pacíficas de Deus.
Com 1,2 bilhão de seguidores, o islamismo é a religião que mais cresce no mundo. ‘‘No Islã, os muçulmanos procuram Deus na História. Sua escrita sagrada deu-lhes uma missão histórica’’, comenta, acrescentando que os povos ocidentais, se não foram únicos responsáveis pelo incentivo das práticas extremadas do islamismo, contribuíram para seu desenvolvimento. (U.B)

mockup