Rio de Janeiro - O pediatra Rinaldo De Lamare, 92 anos, foi sepultado ontem no cemitério São João Batista, no Rio. Ele morreu no domingo, por volta das 18h, de insuficiência respiratória.
De Lamare é autor do best-seller ‘‘A Vida do Beb꒒, livro que vendeu 6,5 milhões de exemplares em 41 edições, orientando os pais a educar os filhos desde o seu nascimento.
No ano passado, ele sofreu um derrame, logo após acompanhar a última revisão de seu livro. O pediatra não gostava de hospital, e, por isso, permaneceu em casa durante todo o período de tratamento, aos cuidados de suas duas filhas, da mulher e de médicos.
De Lamare se formou na Faculdade Nacional de Medicina, que hoje faz parte da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Era membro da Academia Nacional de Medicina e da American Academy of Pediatrics.
Chegou a ser diretor do Departamento Nacional da Criança, de 1964 a 1968, mas, depois, nunca mais ocupou cargo público, recusando um convite para ser ministro da Saúde do general Costa e Silva, presidente durante o regime militar.
Seu consultório ficava em Copacabana, na zona sul do Rio. A família estima que, pelo menos, 60 mil pacientes se consultaram com De Lamare.
Após o sucesso de ‘‘A Vida do Beb꒒, vários autores lançaram livros que orientavam os pais a educar os filhos desde o nascimento até a adolescência.