Nova York, 28 (AE-AP) - A renda dos consumidores norte-americanos cresceu mais rápido em abril do que em março, indicando que o forte consumo que vem sustentando o crescimento econômico dos Estados Unidos nos últimos nove anos deve continuar.
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Departamento de Comércio dos EUA, a renda pessoal cresceu 0,5% em abril, ante um crescimento de 0,3% em março. Os analistas estavam esperando um crescimento de 0,4% na renda dos consumidores em abril.
Outros indicadores também mostraram a continuidade do aquecimento econômico dos Estados Unidos. Os gastos com consumo subiram 0,4% em abril, levemente abaixo do crescimento de 0,5% registrado em março. Os norte-americanos continuam gastando: o índice de poupança de abril permaneceu negativo em 0,7%, o mesmo índice de março.
Os indicadores sustentaram uma alta no mercado acionário hoje. O Índice Dow Jones de 30 ações industriais fechou em alta de 92 pontos ou 0,89% a 10.559,74 pontos. O volume de negócios, porém, não justifica nenhum otimismo: a aproximação do feriado da segunda-feira (Memorial Day) arrefeceu o ânimo dos investidores e as transações na Bolsa de Nova York foram as menores do ano.
O volume fraco no mercado norte-americano enfraqueceu o movimento na Europa e na América Latina. A Bolsa do México fechou com o índice IPC em queda de 75,28 pontos (1,37%), em 5.423,57 pontos. O volume alcançou 2,45 bilhões de pesos, com 145,6 milhões de ações negociadas.
O mercado operou com pouco volume e em leve baixa durante a maior parte do pregão, em dia letárgico por causa do fim de semana prolongado nos EUA. Mas, segundo a agência de notícias mexicana Infosel, as ações da Telmex sofreram uma queda abrupta quando um valor incorreto foi acidentalemente digitado no sistema de transações eletrônicas Sentra.
Mais tarde, um porta-voz da Bolsa disse que a operação foi registrada normalmente e que nenhuma corretora indicou que havia acontecido um erro. As ações da Telmex, que haviam subido 17% este mês, fecharam em queda de 1,9%.
A Bolsa de Londres fechou com o índice FT de cem ações encerrando o dia em alta de 26,7 pontos (0,4%), em 6.226,2 pontos. O volume ficou em 840 milhões de ações negociadas - pequeno, devido aos feriados de segunda-feira nos EUA e na Grã-Bretanha. O mercado abriu em baixa, com o FT-100 batendo na mínima de 6.110 pontos, devido à queda de ontem em Nova York. A recuperação foi gradual, depois de o índice Dow Jones abrir em alta.

mockup