O governador Ratinho Junior disse em uma entrevista a uma emissora de rádio na última terça-feira (30) que as aulas presenciais na rede estadual de ensino devem retornar só após o início da vacinação dos professores, prevista para meados de maio. A informação foi confirmada pelo diretor de Educação da Seed (Secretaria da Educação e do Esporte), Roni Miranda.

Quando as aulas retornarem, será adotado o sistema híbrido, informa a Seed
Quando as aulas retornarem, será adotado o sistema híbrido, informa a Seed | Foto: Silvio Turra/Seed/AEN

"Foi uma grande vitória. A secretaria vem pleiteando a priorização da vacinação dos professores e dos profissionais de educação como um todo. A ideia é que se vacine e concomitantemente vai trabalhando o retorno das aulas presenciais", disse Miranda. "Lógico que a Seed tem essa vontade, essa ansiedade de retornar as aulas, mas só vamos voltar com a chancela da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Não vai ser uma decisão unilateral."

A vacinação dos professores está prevista para maio, mas o diretor lembrou que o cronograma vai depender do ritmo com o qual o governo federal envia as vacinas para os estados e que o retorno também depende da situação da pandemia. Porém, ele ressalta que a decisão final será da Sesa. "Eu, como ser humano e profissional, vislumbro sempre o cenário positivo à frente, que a redução da contaminação e dos óbito esteja assegurada. Mas é a Sesa que vai 'startar' esse início de aula."

Quando as aulas retornarem, será adotado o sistema híbrido, afirma Miranda. "Vai ter que ser o híbrido, porque nós temos as crianças, que não vão estar vacinadas."

"Mas a gente está pronto. As escolas estão prontas, organizadas, com material de álcool gel, máscara, luvas, EPIs (equipamentos de proteção individual) dos funcionários, parte de internet instalada em escolas com condições de receber internet. Os equipamentos estão lá. As escolas estão organizadas para ter aula presencial. Já foi feito treinamento no início do ano, um acolhimento dos estudantes, das famílias", ele acrescenta.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.