Apucarana – As aulas no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) começam nesta segunda-feira. A data foi definida ontem pela reitoria da instituição após a confirmação de suspensão da greve pela assembleia do Sindiprol/Aduel, realizada na noite da última quarta-feira. Do total de 60 votantes, houve apenas três votos contrários e duas abstenções. Após 35 dias de paralisações, os professores se apresentaram ontem para o trabalho.
O representante sindical Valdir Anhucci avaliou que os professores têm poucos motivos para retornar às aulas, mas considerou inviável permanecer com a greve após a debandada de outros sindicatos. "A condição de isolamento foi fator determinante para a suspensão da greve. No entanto, diante da insegurança em relação ao cumprimento das promessas, continuamos com o estado de greve", comentou.
O campus tem 1,7 mil alunos e cerca de 100 professores. Nos campi da Unespar de Campo Mourão, Curitiba, Paranavaí e União da Vitória as aulas já foram retomadas. O único campus que segue sem previsão de iniciar o ano letivo é o de Paranaguá (Litoral). Com o fim da greve, o problema agora é outro. As obras de melhorias do prédio estão paradas por falta de pagamento do governo estadual. A situação afeta 2 mil estudantes.
De acordo com a universidade, o valor que consta como liquidado, mas que ainda não foi pago para as empreiteiras, é de pouco mais de R$ 55 mil. O recurso, que não representa o valor total da obra, se refere à remodelação dos seis banheiros do prédio, reforma de dez salas com a troca de piso, janelas, instalação de ar condicionado e pintura.
Os professores rechaçaram proposta do governo de transferir as aulas para escolas estaduais até o fim das obras. Segundo eles, em outros espaços faltariam biblioteca, laboratório de informática, cantina e estrutura da própria secretaria para oferecer atendimento aos acadêmicos.

UEL
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) define hoje a data do início do ano letivo e o calendário atual. Pela manhã, as propostas serão analisadas pelas câmaras de Graduação e Pós-Graduação e, às 14h30, devem ser aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Já na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), as aulas começam nesta segunda-feira.

mockup