Natal, 24 (AE) - Em Natal, onde inaugurou o novo Aeroporto Augusto Severo, o presidente Fernando Henrique não enfrentou nenhum outro constrangimento como o ocorrido em Mossoró. O único protesto realizado no local foi silencioso e passou despercebido. Cerca de 20 auditores fiscais vestiram camisetas pretas com a mensagem "Receita de FHC: desvalorização do servidor e defesa do sonegador" e se postaram no pátio externo do aeroporto, mas não foram vistos pelo presidente e a comitiva. Uma manifestação que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) tentou organizar contra o salário mínimo não vingou.
O presidente chegou em Natal às 17h35 e passou apenas 25 minutos na solenidade de inauguração, restrita a 200 convidados, no primeiro andar do aeroporto. Em seguida, deu uma entrevista à TV Cabugi, que faz 40 anos, e embarcou para o Rio. No discurso, reiterou que muito tem sido feito e muito tem se avançado no Brasil. Ao afirmar que o País hoje dispõe da segunda rede aeroportuária do mundo, disse não estar querendo promover o ufanismo nem esconder o muito que ainda precisa ser feito. "O brasileiro precisa saber destas coisas para nos encorajar a resolver o que há para ser feito", disse.
O presidente lembrou que o País tem problemas imensos que não podem ser solucionados isoladamente e pregou o otimismo.
"Se pensar que tudo vai de mal a pior, não se avança." Entre as conquistas do País, ele também citou o programa de construção de 48 termoelétricas, que, segundo ele, representam R$ 10 bilhões e vão gerar quase o equivalente a uma nova Itaipu num prazo de três anos.
O governador Garibaldi Alves (PMDB) destacou o impulso que o Estado terá com o novo aeroporto, com capacidade para receber 1,5 milhão de pessoas/ano (o antigo tinha capacidade para 250 mil/ano) e que dá o primeiro passo para o turismo internacional.
Embora inaugurado hoje, o aeroporto só fica totalmente concluído em um mês, de acordo com o secretário estadual de Infra-Estratura, Vicente Freire. Faltam acabamentos, o funcionamento de duas pontes de embarque (o aeroporto tem quatro
mas apenas duas estão operando) e a instalação de lojas comerciais.
O novo aeroporto teve um investimento de R$ 33 milhões (75% recursos do Estado, sendo que deste percentual 35% foram financiados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo-Pordetur).

mockup