Descendo a avenida Higienópolis, antes mesmo de chegar no Lago Igapó II, as filas para andar no ônibus panorâmico e na Carreta Fabulosa são vistas de longe. Com música animada, personagens como Fofão, Chaves, Chapolin, Máscara e Homem-Aranha fazem a alegria da criançada - e dos pais - que visitam o ponto turístico.

A estimativa da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) é que cerca de 70 mil visitantes já passaram pela passarela do lago desde 30 de novembro. Inclusive, o dia com mais movimento foi após o Natal: 3.632 pessoas na última quinta (28). A FOLHA acompanhou a circulação de pessoas na noite de sexta-feira (29).

“Foi acima, inclusive, do que foi ano passado, quando a gente compara a mesma quantidade de dias”, afirma Alex Canziani, presidente da Codel, pontuando que os passeios de pedalinho também estão positivos neste ano - um dos destaques é o novo deck, que foi inaugurado neste fim de ano. "Tivemos praticamente 10% a mais de pessoas [na passarela]."

Além disso, dezenas de carrinhos manuais, barracas e food trucks estão instalados na rua Professor Joaquim de Matos Barreto, em frente à entrada da passarela, o que também tem trazido movimento para o local. São 38 ambulantes no total.

“O movimento graças a Deus este ano está duas vezes melhor que no ano passado. E muito mais organizado, também, a prefeitura está de parabéns”, diz Rean Vitor Ferreira de Souza, 18, que trabalha junto com a mãe e a irmã na venda de crepe suíço. “O pessoal vem em peso”.

Rean ao lado da mãe Ana Paula e da irmã Ana Laura
Rean ao lado da mãe Ana Paula e da irmã Ana Laura | Foto: Douglas Kuspiosz - Especial para a FOLHA

A professora Luciane Bianchi, 41, esperou o Natal passar para visitar a estrutura no Igapó II com a família. Ao lado do marido, das filhas e das amigas das crianças, ela esperava na fila para andar no ônibus panorâmico que faz um tour pela decoração de Londrina.

“Está linda a decoração, eu ainda não tinha vindo ver. Esperamos passar um pouco para vir com as crianças”, conta a professora. Os vários personagens - como o próprio Grinch, do filme com Jim Carrey - animam o trajeto. “Elas adoram, estão aqui todas eufóricas.”

Luciane  e Douglas aproveitaram para levar as crianças para andar no ônibus panorâmico
Luciane e Douglas aproveitaram para levar as crianças para andar no ônibus panorâmico | Foto: Douglas Kuspiosz - Especial para a FOLHA

E não são só os londrinenses que têm aproveitado as atrações no ponto turístico. As estudantes Isabelly Ortiz, 14, e Anelize Victória, 14, que moram em Ibiporã, aproveitaram para andar na Carreta Fabulosa. “Foi muito louco e muito legal. Eles conversam, brincam com a gente”, disse Victória. As amigas estavam vestidas de Homem-Aranha e aproveitaram para tirar fotos com o personagem clássico da Marvel.

Já a faxineira Terezinha Maria de Carvalho, 59, moradora de Arapongas, não achou ruim esperar alguns minutos para passar pela passarela do lago e ver a árvore tecnológica. “Estou achando lindo".

Pela primeira vez no Igapó II, o comerciante Alex Simão, 43, destaca o papel da decoração de Natal para impulsionar as vendas nesta época do ano. “É importante demais. Ajuda muito na nossa economia”.

VIRADA DO ANO

Canziani explica que será feita a contagem regressiva da virada do ano na árvore tecnológica. Depois, serão projetadas imagens de fogos. E o destaque é que a passarela ficará aberta até a 1h. “As pessoas vão poder, literalmente, entrar em 2023 e sair em 2024”, diz o presidente da Codel.

Imagem ilustrativa da imagem Atrações no Lago Igapó II mobilizam a região de Londrina
| Foto: Douglas Kuspiosz - Especial para a FOLHA

As atrações - e a decoração na cidade - vão até dia 12 de janeiro.

“Tem gente de fora do Paraná, do País inteiro que vem visitar, e até de fora do Brasil que vem aproveitar nosso Natal”, diz Canziani.