Cacak, Sérvia, 31 (AE-REUTERS) - Chorosos trabalhadores sérvios perambulavam hoje (31) ao redor de uma fábrica destruída pelos bombardeios da Otan coletando pedaços daquilo que por meio século representou seu ganha-pão.
"Levou apenas cinco segundos para destruir o futuro de 5.000 funcionários e de suas famílias. Assim como hoje essa fábrica está morta, também o está a cidade de Cacak", disse Radomir Ljujic, gerente da indústria de utilidades domésticas Sloboda.
Ljujic estava falando para cerca de 150 jornalistas iugoslavos e estrangeiros que foram levados a Cacak (local da fábrica), 140 km a sudeste de Belgrado, pelo exército federal para testemunhar o resultado dos ataques aéreos que a Otan afirma estão visando apenas alvos militares.
"20.000 pessoas (incluindo membros das famílias dos funcionários) foram deixadas sem nada para viver. Alguém terá de pagar por isso algum dia", disse Ljujic. A população de Cacak é de cerca de 70.000 pessoas.
Sloboda foi atingida por mísseis da Otan na manhã de domingo e na terça-feira. Segundo testemunhas, entre sete e 15 mísseis caíram sobre a fábrica, destruindo 80% do local e deixando um prejuízo de cerca de US$ 300 milhões.

mockup