Associação quer restaurar basílica antiga de Aparecida
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de janeiro de 2000
por Teresa Barbosa
Aparecida, SP, 15 (AE) - A Associação Movimento Centro Velho, entidade criada para cuidar da revitalização do centro velho de Aparecida e, principalmente, da conservação da Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida, em parceria com a Igreja, está divulgando uma conta bancária para receber doações. O dinheiro, segundo a associação, será empregado na restauração do templo, tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). O prédio está em péssimo estado.
A presidente da associação, Márcia Filippo, disse que o grupo já conseguiu com comerciantes da cidade R$ 60 mil para recuperação do telhado e da parte elétrica, considerada inadequada e de alto risco para a edificação. Esses serviços já estão em andamento, com acompanhamento de técnicos do Condephaat.
"Tivemos de mobilizar a comunidade com urgência para dar início ao conserto do telhado, pois as infiltrações e o apodrecimento das vigas poderiam comprometer o prédio", explicou Márcia. Ela disse que ainda não sabe quanto vai custar a restauração da Igreja Velha, inaugurada em 1888, mas acredita que o valor seja de "alguns milhões" de reais.
Márcia ressaltou que, além dos problemas de infiltração no prédio, praticamente tudo o que é de madeira no templo - estrutura do telhado, portas, batentes e altares - está infestado de cupins.
"Há ainda a necessidade de recuperação de todo o conjunto artístico no interior da igreja, cujas imagens estão danificadas pela ação do tempo", informa. "Várias áreas foram completamente descaracterizadas."
As doações podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal, agência Aparecida (n.º 1208-003), na conta Pró-Restauração Basílica Velha n.º 2000-0.
