Caracas, 23 (AE-AP) - A Assembléia Constituinte da Venezuela, controlada por partidários do presidente Hugo Chávez, dissolveu hoje (23) o Congresso e a Suprema Corte e criou novos corpos para substituí-los.
A dissolução faz parte dos planos de Chávez para limpar o sistema político venezuelano, considerado um dos mais corruptos do mundo. Por outro lado, críticos do governo afirmam que a mudança poderá concentrar o poder nas mãos de Chávez, um ex-pára-quedista que tentou um golpe militar em 1992 e foi eleito democraticamente presidente há um ano.
O Congresso e Suprema Corte de Justiça foram automaticamente eliminados depois da aprovação, através de plebiscito, da nova Constituição do país em 15 de dezembro. Mas a assembléia, que escreveu a nova Carta Magna, declarou a dissolução dos corpos apenas hoje.
A assembléia nomeou hoje 21 membros para o "mini Congresso"
que substituirá o Congresso até a realização de eleições para uma única Assembléia Nacional, provavelmente em março. A maioria dos membros do mini Congresso pertence à coalizão que apoia Chávez.
A assembléia apontou também os membros para a nova Suprema Corte de Justiça, que substituiu a Suprema Corte. O atual presidente da Suprema Corte, Ivan Rincon, continuará no cargo.