Uma das intenções dos seis empresários assassinados em Fortaleza (CE) ao escolherem o Brasil para passar férias teria sido a facilidade em conseguir garotas de programa -o turismo sexual. A afirmação é do português Luís Miguel Melitão Guerreiro, 31, que confessou ter planejado e ordenado a morte do grupo. Guerreiro disse aos seis empresários, no dia 12, ao recebê-los no aeroporto Pinto Martins, que teria garotas de programa e bebidas na barraca Vela Latina, na praia do Futuro, onde foram mortos.

Pergunta- Você havia prometido levar prostitutas à barraca?
Luís Miguel Melitão Guerreiro - Tinha dito a eles que iríamos para a barraca e que arranjaria algumas raparigas para eles se divertirem, mas foi naquela hora, eu não tinha planejado nada disso com eles antes. Para facilitar que eles aceitassem ir para a barraca, falei das mulheres e da bebida.

Pergunta - Você chegou a ligar para a garota de programa?
Guerreiro - Só fingi.

Pergunta - Mas essa era a intenção deles quando vieram para cá, conhecer mulheres?
Guerreiro - A intenção de todos os homens, como vocês dizem, de todos os gringos que vêm para Fortaleza e que não trazem a sua família é beber, se divertir e arranjar garotas de programa.

Pergunta - Quando você conversava com eles sobre a vinda para Fortaleza, falava de mulheres?
Guerreiro - Não. Sempre falei com o Antônio (Correia Rodrigues, um dos mortos) para comentar como é que estavam as coisas, como é que estavam os filhos, perguntava se ele já vinha, mas quando eu perguntava isso ainda não tinha nenhuma intenção. Ele era o meu melhor amigo lá, era a pessoa com quem eu saía todos os dias, com quem eu ia às boates, com quem eu almoçava, com quem eu jantava.

Pergunta - Ao planejar as mortes, não pesou o fato de serem amigos?
Guerreiro - Eu tive uma frieza tal, fui tão frio como nunca fui em toda a minha vida; nas conversas que tive com os familiares deles, em aceitar que tudo isso se passasse. Não sei onde fui buscar tanta frieza, porque nunca fui assim.

Pergunta - O arrependimento maior veio porque você foi preso?
Guerreiro - O arrependimento maior veio porque não sou assim, não sou um monstro. Eu fui um monstro ao praticar o crime, mas eu não sou um monstro.