Gerson da Luz Souza
De Cascavel
Especial para a Folha
Uma família que mora em uma chácara no Distrito de Margarida, em Marechal Cândido Rondon (100 km ao norte de Cascavel), passou por momentos de grande tensão na noite de anteontem. Três homens armados com revólveres invadiram a residência do aposentado Asênio Emílio Kuffel, 60 anos, dizendo tratar-se de um assalto e renderam ele, a mulher e uma filha de 14 anos – os nomes foram mantidos em sigilo pela polícia.
Os assaltantes reviraram toda a casa à procura de dólares. Segundo o escrivão de polícia Jailson Gonçalves, eles tinham conhecimento do retorno recente de um outro filho do casal de uma viagem à Áustria. ‘‘Eles imaginaram que encontrariam dólar na casa’’, disse o policial.
Como não encontraram dólares, os assaltantes passaram a ameaçar as vítimas com um ferro de passar roupa. A família relatou que o casal foi mantido deitado no chão enquanto a menina era ameaçada com o ferro quente. Diante das ameaças, o dono da casa acabou entregando aos assaltantes R$ 1 mil que mantinha na casa e negou a existência dos dólares. O assalto durou cerca de uma hora.
Suspeita-se que os três homens tenham obtido a informação da viagem do filho do casal de alguém conhecido da família, circunstância que está sendo investigada. Até o final da tarde, a polícia não havia prendido os assaltantes, que provavelmente tinham atravessado o Lago de Itaipu, para chegar ao Paraguai.