Maria Tereza Boccardi
De Foz do Iguaçu
Especial para a Folha
Quatro homens armados roubaram, no final da tarde de anteontem, R$ 400 mil da agência do Banco do Brasil de Ciudad del Este (Paraguai). O dinheiro estava sendo levado por um carro-forte para a agência do Banco do Brasil de Foz do Iguaçu. Na troca de tiros entre a quadrilha, seguranças e a polícia, três pessoas – um policial, um vendedor ambulante e um pedestre – e pelo menos um dos assaltantes foram feridos.
O roubo ocorreu quando um dos funcionários da empresa transportadora de valores TGV saía do banco com os malotes. Um dos assaltantes anunciou o assalto. Os outros três homens, todos armados, deram cobertura à ação. Eles fugiram em um Tempra prateado, placa J 136074 de Ciudad del Este. O carro foi encontrado a algumas quadras com várias perfurações de bala.
O policial Aldo Dominguez Zaragoza e o vendedor ambulante Anastasio Espinola foram atingidos por balas de revólver na perna esquerda. Irineo Vera Roman, que passava pelo local, sofreu ferimentos leves também na perna esquerda.
O banco está localizado no centro comercial de Ciudad del Este, que possui ruas estreitas e intenso movimento de pessoas e carros. Com muitas casas de câmbio e agências bancárias, a região é considerada de alto risco pela Polícia Nacional, que mantém no local um efetivo permanente. Os policiais que faziam a ronda no momento do assalto evitaram que o prejuízo fosse maior. O carro-forte transportava R$ 1 milhão.
Na fuga, a quadrilha trocou o Tempra por uma caminhonete Mitsubishi Campero branca, placa J 73733 de Puerto Franco. A caminhonete foi encontrada posteriormente pela polícia em uma oficina mecânica em Puerto Franco com manchas de sangue no banco traseiro. Foram presos três homens, que ainda estão sendo investigados.

mockup