Asbestose não é unica causa de câncer de ex-funcionário de usina de amianto
São Paulo, 03 (AE) - O câncer de pulmão desenvolvido por Leonino Pires de Godoy, de 45 anos, não pode ser atribuído unicamente à asbestose , como a imprensa noticiou na semana passada, sustenta o médico Milton Nascimento, presidente da Associação Brasileira do Amianto Crisotila (Abra). Ele toma por base o laudo do exame anátomo-patológico da pleura e do pulmão do paciente, feito pelo Serviço de Anatomia Patológica do Instituto do Coração (Incor).
Godoy, que trabalhou durante sete anos em uma usina de processamento de amianto em Itapira, no interior de São Paulo, já foi submetido a uma cirurgia e atualmente faz sessões de quimioterapia no Setor de Oncologia do Hospital das Clínicas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A afirmação de Nascimento, especialista em saúde ocupacional, tem como principal argumento o laudo dos exames de Godoy que descreve três possíveis causas para o surgimento da doença: partículas de sílica, corpos de asbesto (amianto) e pigmento antracótico, este último consequência do tabagismo, admitido pelo próprio paciente. Segundo o especialista, nesse tipo de tumor pulmonar (o mais frequente no mundo), não dá para saber exatamente qual é o agente causador. "Para isso, seria necessário que o paciente tivesse um histórico ocupacional que excluísse as demais possíveis causas", explicou.
Bastante debilitado, Godoy afirma que nunca utilizou nenhum equipamento de proteção durante todo o período em que trabalhou na usina de processamento de amianto. Situações como esta, diz Nascimento, procupam a Abra, que investe em cursos, congressos e medições em empresas. "Nosso objetivo é aumentar o conhecimento das pessoas sobre amianto. Orientar e informar sobre o uso seguro do produto, incluindo as doenças que o uso incorreto pode causar", diz. Como exemplo citou o caso da usina de Itapira. Por causa da preocupação que tomou conta da população vizinha à mineradora, a associação decidiu intermediar a avaliação dos moradores, treinando um radiologista da cidade para fazer os exames.





