Arrendatários querem despejo de sem-terra em Figueira
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de junho de 2003
Benedito Teles<br> Equipe da Folha 
Figueira - Os arrendatários da propriedade invadida no início da semana em Figueira (125 quilômetros ao sul de Jacarezinho) vão ajuizar um pedido de manutenção e reintegração de posse da área. O responsável, Everson Rosnei Kirchof, disse que a área tem 98 alqueires e é utilizada para o cultivo de soja, milho e feijão. A área foi arrendada em 1998 pelo proprietário Roberto Cardoso de Almeida Amorim.
Kirchof confirmou que a área é objeto de uma disputa judicial entre Amorim e o Banco do Brasil. A antiga fazenda Volta Redonda fica a aproximadamente 13 quilômetros da cidade, às margens da estrada que dá acesso ao bairro Vida Nova, no município de Sapopema. Kirchof disse que 66 alqueires foram ocupados há alguns anos por um grupo de sem-terra e que a área que cultiva está limitada a 32 alqueires.
O arrendatário acredita que os invasores agem de má-fé. Ele diz que em 2002 o grupo ocupou a área, mas a Justiça determinou a reintegração. Kirchof diz que a área é cultivada e que utiliza técnicas como plantio direto e rotação de cultura. ''Já fui até ameaçado, mas vou continuar a trabalhar'', garantiu.
A Polícia Militar (PM) confirmou que os sem-terra cerca de 40 pessoas são de propriedades vizinhas à área invadida. Segundo informações da PM, os sem-terra afirmam que mais trabalhadores irão se deslocar até o local.
O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Curitiba, confirmou que uma parte da fazenda está ocupada por sem-terra e que outra é arrendada. O órgão também informou que em agosto de 98 foi realizada uma vistoria e que, naquela época, já foi constatada uma ocupação irregular. Porém, a desapropriação, segundo os técnicos, é inviável porque a área não é um latifúndio e corresponde a uma propriedade média.


