Arrendamento de áreas do Porto de Santos deve recomeçar no 2.º semestre
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Por Zuleide de Barros (especial para a AE)
Santos, SP, 04 (AE) - O processo de arrendamento de áreas do Porto de Santos (SP) deverá ser retomado no segundo semestre, quando fica pronto o edital de licitação do Terminal de Contêineres 2 (Tecon 2). O anúncio foi feito hoje, em Santos, pelo ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, durante visita de inspeção aos Terminais de Contêineres 1 (Tecon 1) e 37, os dois privatizados.
De acordo com o ministro, os balanços apresentados nos últimos meses pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), dando conta de recordes históricos na movimentação de cargas, deixam claro o pleno êxito da autoridade portuária, como agregadora do porto com a cidade.
"Mas a meta do Ministério dos Transportes é a obtenção de um resultado positivo, fazendo com que o Porto de Santos caminhe no rumo da competitividade e da geração de receitas", disse.
Apesar de bater constantes recordes na movimentação de produtos, a Codesp deve fechar 1999 com déficit financeiro, razão pela qual Padilha acredita que ainda há muita gordura para queimar. "Não posso pensar em redução no custo da estrutura portuária como um todo, mas, em alguns setores, como na praticagem (que conduz embarcações no perímetro do porto) devem ser revistos", informou.
Por causa da inspeção programada de última hora à Rodovia Presidente Dutra, o ministro cancelou um encontro que deveria manter com representantes dos trabalhadores portuários no fim da tarde de hoje.
Mas teve tempo para conversar com a deputada federal Telma de Souza (PT-SP), que preside a Subcomissão de Portos na Câmara dos Deputados.
Dentre as muitas reivindicações feitas em nome dos trabalhadores santistas, a parlamentar pediu uma linha de crédito para o desligamento voluntário de algumas categorias portuárias.
