Em cumprimento à resolução da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) editada no último dia 9, a Mitra Arquidiocesana de Londrina informou em nota que passará a permitir um aumento no número de fiéis nas igrejas da cidade. Cada instalação poderá receber 25% da ocupação máxima de forma em que seja possível garantir o afastamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, em todas as direções. O documento é datado desta sexta-feira (23) e assinado pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz.

Imagem ilustrativa da imagem Arquidiocese permite que igrejas recebam fiéis até 25% da ocupação
| Foto: Saulo Ohara/13-8-2018

A maior parte das regras, tirando a capacidade de atendimento aos fiéis, foi mantida. Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços e apertos de mãos. Assim como todos os fiéis, funcionários e colaboradores devem usar máscaras de tecido recomendadas à população durante todo o período que estiverem fora de suas residências, mantendo seu uso durante as celebrações.

Está mantida a sugestão de que idosos maiores de 60 anos e pessoas do grupo de risco como hipertensos, diabéticos, gestantes, e outros permaneçam em casa e acompanhem as celebrações por meios de comunicação como rádio, televisão, internet, entre outros recursos. Todos os atendimentos individualizados devem ser pré-agendados, e durante os mesmos deve ser mantido o afastamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. E deve ser respeitado o intervalo de no mínimo 15 minutos entre cada atendimento para desinfecção do ambiente e das superfícies.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.