Piraquara - Após uma onda de motins, uma vistoria foi realizada ontem em duas penitenciárias do Complexo Penitenciário de Piraquara (CPP), na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo foi encontrar drogas, armas e celulares e outros objetos irregulares escondidos com os presos que estão na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) 1.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, esteve no local para realizar a vistoria, junto com equipes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju). Foram encontrados dois celulares, chaves mixas e estoques (instrumentos cortantes usados como armas), quatro algemas, maconha e crack.
Segundo o diretor do Departamento de Execuções Penais (Depen), Cezinando Paredes, além de inspecionar o que os presos tinham nas celas, as equipes fizeram uma vistoria geral na parte estrutural das penitenciárias. "Isso foi feito para ver se não havia grades prontas para serem retiradas, o que possibilitaria fuga", esclareceu Paredes.
Depois das vistorias na PCE e na PEP 1, o objetivo, segundo Cezinando, é estender as inspeções para todas as demais unidades prisionais do Paraná.
A Seju informou que presos e agentes penitenciários possivelmente envolvidos na entrada dos objetos nas unidades prisionais são investigados – são 300 processos em andamento. Dezoito agentes foram demitidos desde 2011, quando foi criada a Corregedoria do Sistema Penitenciário. Os motivos vão de falsificação de atestados médicos a facilitação ou permissão de entrada de objetos indevidos nas carceragens.
Sobre a presença de grupos do PCC (Primeiro Comando da Capital) nos presídios paranaenses, a Seju informou que se trata de uma informação já conhecida da pasta, que já teria tomado atitudes, como mudar a direção de unidades penitenciárias.

mockup