São Paulo, 29 (AE-Dow Jones) - O secretário de Energia da Argentina, Daniel Montamat, disse que o governo não permitirá a pretendida troca de ativos entre a Petrobras e a Repsol-Ypf, informou o jornal "El Cronista" nesta quarta-feira. "O governo não aceitará uma troca de ativos; a operação deve ser realizada em dinheiro", disse Montamat, durante conferência sobre energia realizada no Uruguai ontem. Autoridades da Secretaria não foram encontradas para comentar.
A gigante de energia espano-argentina Repsol-YPF e a Petrobras assinaram um acordo na segunda-feira, descrevendo as condições para o swap. O acordo permite que a Repsol-YPF e a Petrobras aumentem seus ativos em operações, uma no mercado da outra, e ajuda a Repsol-YPF a cumprir com a regulamentação antitruste estipulada na aquisição da YPF pela Repsol.
No começo de março, o governo argentino emitiu regulamentação para a venda de ativos da Repsol-YPF, dizendo que a gigante de energia deveria vender vários ativos em bloco para um novo concorrente. A regulamentação previu também que Repsol-YPF não poderia vender ativos para uma companhia com a qual mantivesse qualquer acordo.

mockup