Quem pensa que a Exposição Agropecuária de 2022 tem atrações apenas para quem gosta do mundo rural está enganado. Uma das novidades da 60ª edição é a Arena Games, que fica ao lado direito do parque, para quem entra pelas catracas da bilheteria. A entrada e o acesso aos jogos são gratuitos, mas é necessário baixar o aplicativo da ExpoLondrina para obter alguns benefícios e conferir a programação.

O espaço começou a ser pensado no final de 2021, como uma forma de atrair novas ideias e tecnologia para a Expo. “A SRP (Sociedade Rural do Paraná) já tem no DNA sempre trazer inovação para a feira”, conta o diretor adjunto comercial Renan Vinícius de Salvador, um dos idealizadores da Arena. “Não tem como falar com a faixa etária de 9 a 15 anos sem falar de games. E a gente também vê que a gamificação (uso de estruturas e ideias dos games) nos simuladores de máquinas, toda essa tecnologia, que é usada para entretenimento, já está sendo aplicada no agronegócio. Foi aí que deu match”, aponta ele.

Imagem ilustrativa da imagem Arena Games é diferencial da 60ª ExpoLondrina
| Foto: Roberto Custódio

Contudo, andando pela Arena, não há só crianças e adolescentes se divertindo. Ao lado direito do barracão, perto do palco, o aposentado Ivo de Jesus Silva acaba de sair de um jogo em que o participante usa um óculos 3D para ingressar em uma realidade virtual. Indagado sobre o hábito de jogar videogame, ele olha para uma das filhas, que o acompanha, e diz: “As minhas filhas jogam. Você pode ver que apanhei um pouco... Não é meu forte, mas eu gosto. Estou vindo na Expo pela primeira vez. Quando eu vi esse jogo fiquei curioso e, de pronto, entrei na fila”.

Segundo Mariana Castro, vice-presidente de negócios da BBL, uma holding (empresa que possui várias outras do mesmo ramo) de games, esse intercâmbio de idades é justamente um dos objetivos. “É superimportante isso: que a gente consiga atingir desde as criancinhas menores até os jovens, adolescentes, pais, avós, para a família inteira ter mais contato com os games”, aponta. A empresa foi convidada pela SRP para ajudar na construção do espaço.

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Logo na entrada da Arena, ao lado esquerdo, há alguns brinquedos para crianças menores. Porém, logo atrás dos dois pula-pulas infláveis, há uma fila de jovens para tirar foto no espelho mágico: trata-se de uma câmera fotográfica do tamanho de um espelho de cerca de 1,80m. Ele é “mágico” porque, se no mundo real a pessoa se posiciona de frente a um chroma key verde-limão, no espelho fotográfico ela pode escolher o cenário do fundo. As opções, é claro, são relacionadas ao universo da tecnologia.

Ainda do lado esquerdo da Arena, há games que simulam o volante de um carro de corrida, computadores e consoles de PlayStation 5 – cujos jogos são separados de acordo com a faixa etária adequada. Além dos jogos de realidade virtual, uma atração interessante do lado direito da Arena são os fliperamas, que fizeram parte da infância e da juventude de quem cresceu nos anos 80 e 90.

Imagem ilustrativa da imagem Arena Games é diferencial da 60ª ExpoLondrina
| Foto: Roberto Custódio

Um dos motivos que tornou a criação da Arena ainda mais oportuna foi o crescimento do mercado de jogos eletrônicos nos últimos anos, sobretudo por causa das medidas de isolamento da pandemia. Castro aponta que, só no Brasil, em 2020 havia cerca de 80 milhões de gamers, número esse que subiu para 90 milhões no final do ano passado.

Até o final da Expo, alguns influenciadores da área de jogos devem passar pelo palco da Arena Games: Mequi Huê, Uma Dani, Brenda Oliveiri, Keoma, Crepaldi, Thata Gamer, Felipe Barreto, Tilão, além de outros nomes que podem ser consultados no aplicativo da ExpoLondrina. “O público vai ter a chance de jogar e de experimentar a sensação de estar junto com o influenciador jogando”, conta a executiva da BBL.

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| Foto: Roberto Custódio

No domingo (10), ainda está programado um campeonato escolar de jogos para instituições de ensino de Londrina e região. Esse movimento de integração e acolhida tem também o propósito de trazer os jovens para mais perto do agronegócio. “A gente traz conteúdos para mostrar para a nova geração que existe um espaço pra eles aqui dentro do agro”, conclui Salvador.

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