Os bispos do Paraná estiveram reunidos em Assembleia entre domingo (12) e esta terça-feira (14), em Umuarama, para eleger a nova presidência da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul 2 para o quadriênio.

Foram eleitos, ao final do encontro, dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, reconduzido na presidência; dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, eleito vice-presidente; e dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, como secretário.


Além da eleição os bispos trataram da Missão São Paulo VI, que é mantida pela Igreja no Paraná em Guiné-Bissau, na África; da Pastoral Vocacional e formação dos sacerdotes; da atuação da Comissão Regional de Presbíteros (CRP); e do Sínodo dos Bispos.

Após a eleição, a nova presidência concedeu uma entrevista coletiva no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, na qual falaram sobre os desafios da nova missão que assumiram.


“É um serviço à Igreja, é um serviço ao povo de Deus, mas especialmente, para a unidade do episcopado do nosso Regional para que possamos continuar caminhando com os desafios que temos, sempre em unidade, buscando respostas nesse tempo de sinodalidade”, disse dom Geremias.

“Eu continuo servindo, agora como vice-presidente. Aqui estou, em espírito de serviço, de companheirismo, querendo estar junto com dom Geremias e com dom Mário, agora eleito secretário, e com todos os bispos do nosso Regional. Juntos, nós caminhamos, nessa Igreja Sinodal, rumo ao Reino definitivo”, disse dom Amilton.

Dom Mário disse que acolheu com surpresa a eleição para a secretaria do Regional, mas assume a função com alegria. “Com grande alegria eu farei o melhor de mim para esse trabalho na secretaria do Regional”, disse ele. Na coletiva, dom Mário também comunicou que deixa de ser o referencial para a Pastoral da Comunicação e passa a ser o referencial da Dimensão Missionária.

Dom Mário, Dom Geremias e Dom Amilton
Dom Mário, Dom Geremias e Dom Amilton | Foto: Domine Fotografia Religiosa/Divulgação


A missa de encerramento foi presidida pelos bispos da nova presidência. A próxima Assembleia dos Bispos está prevista para acontecer no próximo mês de setembro, na Diocese de Cornélio Procópio, que também comemora, neste ano, o seu Jubileu de Ouro.