O arcebispo Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, no oeste do Paraná, apresentou neste domingo (22) uma melhora no quadro de saúde, depois de ter sido transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da ala Covid-19 e entubado, na madrugada de sexta-feira (19), em um hospital particular da cidade.

O arcebispo Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, no oeste do Paraná, apresentou melhora no quadro de saúde, depois de ter sido transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da ala Covid-19 e entubado, na madrugada de sexta-feira (19), em um hospital particular da cidade.
O arcebispo Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, no oeste do Paraná, apresentou melhora no quadro de saúde, depois de ter sido transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da ala Covid-19 e entubado, na madrugada de sexta-feira (19), em um hospital particular da cidade. | Foto: João Galesco/Coord Pascom Diocesana

Segundo o comunicado da Arquidiocese, ele passou bem a noite de sábado para domingo. O comunicado informa que os exames melhoraram. A saturação do oxigênio melhorou bastante, e ele já foi novamente colocado de costas.

O boletim diz ainda que a boa resposta da saturação fez com que não fosse preciso aumentar o oxigênio inalado, o que representa um excelente sinal.

Os rins sofreram um pouco com toda a medicação e os procedimentos, conforme o esperado, mas uma alteração que a equipe médica entende ser bem transitória. Isto porque continua urinando bem e está com bons resultados nos outros exames.

A equipe médica planeja começar a reduzir a atividade do respirador na segunda-feira (22) e, conforme Dom Mauro for tolerando, alcançar o momento de acordá-lo. Para tanto, é preciso aguardar a pressão do respirador baixar mais, o que demandará ainda alguns dias.

A arquidiocese de Cascavel diz ainda que fez uma escala para as paróquias e convidou os fiéis para uma vigília de oração pela recuperação da saúde do Arcebispo.