Imagem ilustrativa da imagem Arapongas registra primeiro caso confirmado da Covid-19
| Foto: Sérgio Ranalli - Arquivo Folha

A secretaria municipal de Saúde de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) divulgou no início da noite desta terça-feira (31) o primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade. De acordo com nota da pasta, a paciente é uma mulher de 39 anos, que esteve no Rio Grande do Sul no início de março.

Ela começou a sentir os sintomas - diarreia, dor no corpo, febre, dor de garganta e tosse – sete dias depois de retornar ao município do Norte paranaense. A mulher entrou em contato com o serviço de saúde e recebeu a orientação para que permanecesse em casa, em isolamento social, assim como os demais membros da família.

Durante o monitoramento domiciliar diário a paciente relatou falta de ar, sendo indicado para que procurasse o atendimento médico. Foram colhidos os exames, com o material sendo direcionado para o Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná). Nesta terça saiu o resultado com a positivação.

Atualmente a paciente está em casa, com boa evolução ao tratamento e sem comprometimento do quadro respiratório e sintomas. “A secretaria de Saúde de Arapongas reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de higiene e evitando aglomerações”, destacou texto da prefeitura.

Boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta que o município está com um caso ainda em investigação. Outros 13 foram descartados.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas registra primeiro caso confirmado da Covid-19
| Foto: Sérgio Ranalli - Arquivo Folha