A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta quarta-feira (12) a primeira morte por Influenza A H3N2. A vítima era uma mulher de 71 anos, com comorbidades. Ela estava internada no Honpar (Hospital Norte Paranaense). Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, a paciente teve exames coletados no dia 30 de dezembro. O óbito ocorreu no dia 2 de janeiro. A confirmação de que se tratava do vírus H3N2 aconteceu no dia 5 de janeiro com o recebimento do resultado do exame.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas confirma primeira morte por H3N2
| Foto: Divulgação

A Secretaria Municipl de Saúde de Arapongas reforça que a síndrome gripal também é transmitida por vias respiratórias, assim como a Covid-19. Com isso, os cuidados de prevenção necessários são: lavagens das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, evitar aglomerações e manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas gripais. Também é importante ressaltar a importância da vacinação, tanto para Covid-19, como para Influenza. Em ambos os casos, a vacinação diminui a possibilidade das doenças evoluírem com gravidade e óbitos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.