Em Apucarana uma fábrica também lucrou com a guerra do Iraque, vendendo botas para o exército inglês. Mesmo exportando há quase seis anos para a Inglaterra, as vendas da Fujiwara Equipamentos de Proteção Individual Ltda aumentaram de 15% a 20% na época da guerra, segundo o gerente de exportação da fábrica, André Patzer. ''Isto para manter seu estoque regulador de segurança'', explicou.
Segundo Patzer, o produto vendido para o exército inglês corresponde a 70% da bota. ''Nós exportamos o produto semi-acabado, a parte superior da bota, de couro, com palmilha e sem o solado e tudo isso é auditado pelo Ministério de Defesa Britânico. A finalização é feita lá'', disse. As exportações para a Inglaterra começaram através de uma parceria com outra empresa que fornece produtos para o Ministério Britânico desde a Primeira Guerra Mundial.
A empresa, que hoje lidera o mercado nacional de segurança industrial, também atende outros 20 países dos mercados europeu, norte-americano, latino-americano e Oriente Médio. As exportações hoje, segundo Patzer, significam 30% do mercado interno da empresa. ''Tivemos que alcançar os altos padrões de qualidade exigidos pelo comprador'', ressaltou Patzer. Ele explica que o produto é desenvolvido de acordo com as condições em que os soldados estarão submetidos, como frio, calor ou umidade extremos.
No mercado interno, a empresa atende clientes privados e de órgãos estatais, como o Exército Brasileiro, Correios e departamento de polícias de diversos estados.

mockup