Apucarana apresentou um volume de chuvas muito significativo no início da madrugada desta terça-feira (18). O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) destacou o volume pluviométrico em Apucarana, que foi de 93 milímetros, no acumulado da tarde de segunda-feira (17) e a madrugada de terça-feira (18), com pancadas de chuvas muito fortes.

Equipes trabalharam desde às 7 horas da manhã para desobstruir três localidades.
Equipes trabalharam desde às 7 horas da manhã para desobstruir três localidades. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

Pouco depois da meia noite até por volta de 1h20 da madrugada desta terça-feira, foram 63 milímetros em apenas uma hora em Apucarana. De acordo com técnicos do Simepar, não houve ocorrência de ventos. Porém, existe o alerta de que estão previstas chuvas intensas, na mesma proporção, para quinta-feira (20).

Segundo a Defesa Civil local, que tem como coordenador o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal ), Reinaldo Andrade, foram registradas ocorrências como alagamento de algumas residências e entupimento de bueiros. As situações mais preocupantes são nos residenciais Interlagos e Miriam.

O Secretário Municipal Interino de Serviços Públicos, Mauro Toshio Kitano, afirmou que as equipes trabalharam desde às 7 horas da manhã para desobstruir três localidades. “Não teve árvore caída, mas teve deslizamento de terra no Parque da Raposa, na rua rio das Cinzas, no Residencial Míriam e na rua Rolivar Beje, no residencial Interlagos. A enxurrada levou terra em frente às casas, mas já está tudo resolvido”, declarou Kitano. Sobre as bocas-de-lobo entupidas, Kitano relatou que receberam 18 pedidos para desobstruir as estruturas. “Nosso caminhão está em campo solucionando os problemas”, garantiu Kitano. Houve sim, um atendimento relacionado com queda de galhos na avenida Ayrton Senna, 800, no Contorno Norte, que ocorreu às 23h45 de segunda-feira (17). Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, uma motocicleta teria sido atingida pelo galho.

O prefeito Junior da Femac está acompanhando na manhã de hoje (18) o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Os operários da prefeitura estão trabalhando no recolhimento de árvores, galhos, desobstrução de bueiros e limpeza de ruas que tiveram deslizamentos de terra”, informa o prefeito. Ele alertou os apucaranenses para adotarem medidas preventivas, devido às fortes chuvas previstas para quinta-feira.

Para obter ajuda da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, as pessoas podem ligar para o número 153 ou para a Secretaria de Serviços Públicos, no telefone 34278431.

Nesta terça-feira, conforme anuncia o Simepar, aumenta a condição de umidade e calor em várias regiões do Paraná. Com isto, aumenta a presença de nebulosidade e há previsão de chuvas em todo o estado. (Com assessoria de imprensa da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.