Apucarana registrou mais dez casos de Covid-19 e agora está com 189 casos confirmados da doença. A informação foi fornecida pela AMS (Autarquia Municipal de Saúde), que aponta que três desses casos são de crianças: um menino de sete anos, um bebê de dois meses do sexo feminino e uma menina de dois anos.

O prefeito Junior da Femac em reunião que discutiu os detalhes do fechamento dos parques na cidade.
O prefeito Junior da Femac em reunião que discutiu os detalhes do fechamento dos parques na cidade. | Foto: Divulgação/PMA

Sete dessas dez confirmações foram por meio de exames realizados pelo Lacen/PR (Laboratório Central do Estado), das quais cinco pessoas eram do sexo masculino, respectivamente com idades de sete, 20, 24, 25 e 53 anos. Duas confirmações eram de pessoas do sexo feminino, com 25 e 63 anos. As outras confirmações foram obtidas por meio de testes rápidos: uma bebê de dois meses (sexo feminino), uma menina de dois anos e uma mulher de 33 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.

Sobre as crianças, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, ressaltou que são todos da mesma família. “São filhos de um profissional de saúde que trabalha em outro município e que foi testado. Depois de ter sido diagnosticado com o novo coronavírus foi realizado o teste no restante da família”, explicou.

Mesmo assim, a incidência de casos entre os jovens no município tem preocupado as autoridades. Dos 189 casos confirmados até este sábado, 79 são de pessoas entre 20 e 39 anos de idade, ou seja 41,79%. Até agora o município registrou oito óbitos pela doença. “Acreditamos que esse aumento tenha sido provocado pela chegada do inverno, já que fez frio nessas últimas semanas. Outro fator é a reabertura do comércio no Estado de São Paulo. Muitos desses jovens vão a São Paulo e voltam com a doença”, destacou.

Ele relatou que uma das medidas para reduzir a propagação do novo coronavírus entre os jovens foi a proibição do acesso de veículos e pessoas ao Parque Ecológico da Raposa e ao Parque Municipal Jaboti, entre as 9 e 18 horas, que teve início neste fim de semana. “Os jovens estavam se encontrando nesses parques. Eles ficavam fumando narguilé e se aglomerando. Em função desse aumento, tivemos de adotar essa conduta”, ressaltou.

Quem está controlando o acesso no Parque Jaboti é a Polícia Militar e no Parque da Raposa é a Guarda Municipal. Os agentes de trânsito do Idepplan (Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana) apoiarão as equipes nos bloqueios. Os únicos com permissão para trafegar nesses espaços são moradores de vias que dão acesso aos parques.

Apucarana somou 63 registros da doença apenas nesta semana, o que equivale a 33,33% dos casos até agora. Foram sete novos casos na segunda-feira (22), 14 casos na terça-feira (23), dez casos na quarta-feira (24), 13 casos na quinta-feira (25), nove casos na sexta-feira (26) e dez neste sábado (27).

O município possui oito óbitos por Covid-19 até agora. “Uma coisa que preocupa é que três desses óbitos aconteceram em pacientes internados com outras patologias e que acabaram se contaminando. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) está monitorando essa situação para enfrentar da melhor forma possível. Aqui na nossa região tem a Honpar (Hospital Norte Paranaense) em que houve um surto e que não pode receber pacientes eletivos até terça-feira da semana que vem”, destacou Kaneta.

CURVAS DE CONTÁGIO Paraná

Londrina

MAPA VEJA TAMBÉM Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná https://www.folhadelondrina.com.br/geral/mapa-do-coronavirus-no-parana-2982678e.html GRÁFICO DE CASOS POR DIA EM LONDRINA

OUTRAS CIDADES JUNTAS

CARDS DOS BOLETINS (PARANÁ, LONDRINA, BRASIL)

OUTRAS CIDADES SEPARADAS Curitiba

Maringá

Cascavel

Foz do Iguaçu

Campo Mourão