A Prefeitura de Apucarana (Centro-Norte) decretou nesta quinta (29) situação de emergência por conta da epidemia de dengue registrada no município. A cidade tem o maior número de casos no Estado, com 8.991 confirmações e quatro mortes. A administração municipal informa que gastou, em 2024, 500% a mais do que em anos anteriores em ações de enfrentamento à enfermidade.

Emídio Bachiega, secretário municipal de Saúde de Apucarana, explica que o Ministério da Saúde publicou recentemente uma portaria e uma nota técnica para que os municípios que estão enfrentando epidemia de dengue pudessem fazer uma solicitação de recursos.

"É um recurso extra porque ninguém estava preparado, dentro de suas programações financeiras, para enfrentar esse tipo de epidemia que a gente está enfrentando", ressaltou.

Segundo ele, um dos requisitos para pleitear os recursos era estar em uma situação de emergência, o que motivou o município a publicar o decreto. "Até o momento, nós utilizamos recursos municipais e aí a gente decretou para ter uma ajuda do Ministério da Saúde no financiamento dessas ações", reforçou.

O aumento nos gastos, de acordo com ele, é decorrente, por exemplo, da instalação do Centro de Atendimento à Dengue, uma estrutura montada no Ginásio do Lagoão para receber pacientes com sintomas da doença.

A situação de emergência, segundo Bachiega, também permite que o município compre insumos e medicamentos por meio de dispensa de licitação e possa contratar profissionais das áreas de saúde e de fiscalização com mais agilidade.

Segundo ele, em janeiro foram contratados 15 agentes de endemias, além de médicos terceirizados para reforçar o atendimento nas unidades.

Em relação ao trabalho feito pelos agentes, já existe uma lei federal que permite a entrada das equipes em situações de risco à saúde pública em casas fechadas. Entretanto, segundo ele, o município prioriza a notificação dos moradores ou das imobiliárias no caso de imóveis vazios. No caso de terrenos baldios, a prefeitura fica responsável pela roçagem e envia a conta para os respectivos donos.

A estrutura montada no ginásio da cidade conta com uma equipe completa de profissionais e funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 22h. Em média, são feitos 300 atendimentos todos os dias. No local, o paciente recebe o primeiro atendimento, assim como a hidratação com os medicamentos e soro fisiológico.

Outras iniciativas são os mutirões de limpeza e a disponibilização de espaço adequado ao recolhimento de pneus para que seja dada a destinação correta.

"A gente pede ajuda da população para que possa tirar uns minutos do seu dia e fazer uma vistoria no quintal e uma limpeza mecânica, inclusive dentro de casa", alertou, complementando que também é essencial buscar atendimento no caso de sintomas característicos da doença.

1 MILHÃO DE CASOS

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29), em Brasília, pelo Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (352.036) entre os Estados. Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil poderá ter neste ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos.

No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde - em parceria com Estados e municípios - vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão promovidas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Seis Estados - Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro - e o Distrito Federal, além de 154 municípios, já decretaram situação de emergência por causa da doença. (Com Agência Brasil)