A coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Sandra Regina de Oliveira Garcia, destaca que, após a divulgação dos aprovados no vestibular, às 12h desta quinta-feira (4), começa a correr o prazo de pré-matrícula. Às 14h do mesmo dia é possível verificar a classificação e, às 18h, a instituição vai disponibilizar os boletins individuais.

Entre os dias 4 e 14 de maio, os aprovados precisam fazer a pré-matrícula e, aqueles candidatos que não passaram e desejam ficar na lista de espera para as próximas chamadas, têm até o dia 15 para fazer essa indicação.

A UEL deve fazer oito chamadas de convocação de aprovados no vestibular de 2023
A UEL deve fazer oito chamadas de convocação de aprovados no vestibular de 2023 | Foto: José Fernando Ogura - AEN

DECLARAÇÃO DE INTERESSE

“Aquele que não declarar interesse, não vai ser convocado. Tem que ficar bem atento. Precisam acessar a página da Cops e fazer a declaração de interesse, para que possam estar na lista de espera e serem chamados posteriormente, caso sejam classificados”, explica Sandra. A expectativa é que sejam feitas oito chamadas neste ano. “As vagas que os candidatos não vão efetivando a pré-matrícula, já vão para uma segunda chamada. É bem importante que não se perca esse período de pré-matrícula.”

LEIA TAMBÉM

A UEL tem muito a oferecer aos estudantes, diz reitora Marta Favaro

De acordo com o cronograma da UEL, a segunda chamada será divulgada no dia 22 de maio. As demais ocorrerão entre maio, junho e julho.

VAGAS REMANESCENTES

“Depois disso, a gente abre para vagas remanescentes. Nós iremos chamar primeiro os candidatos que fizeram o vestibular. Por exemplo, ele fez uma prova para agronomia, não passou, mas na vaga remanescente tem outro curso que ele tem interesse. Ele vai poder concorrer pela nota dele no vestibular”, esclarece.

Início das aulas será em 17 de julho
Início das aulas será em 17 de julho | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A pré-matrícula deve ser feita pelo site www.uel.br/portaldoestudante. A pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, ressaltou que a UEL vai manter o formato para preenchimento dos dados 100% digital, que foi adotado durante a pandemia por questões sanitárias. “A segunda etapa da matrícula precisa ser feita por todos os novos estudantes até cinco dias úteis depois do início do ano letivo pelo mesmo endereço na internet”, acrescentou.

INÍCIO DAS AULAS

O início do ano letivo previsto para 17 de julho também marca o começo dos novos projetos pedagógicos dos 52 cursos de graduação da UEL, que foram reformulados com pelo menos 10% de carga horário de atividades extensionistas para aplicação prática dos diferentes conhecimentos em atendimento da sociedade, explicou a pró-reitora.

A UEL ainda irá realizar mais uma edição do vestibular neste ano, entre os meses de outubro e novembro. O processo seletivo será para o ingresso de alunos no ano letivo de 2024. Sandra Regina de Oliveira Garcia diz que a expectativa é boa. "Acho que voltar para os meses de outubro e novembro é uma necessidade que tivemos a partir do que vimos no último vestibular, em que tivemos 36% de ausência", comentou

Sebec: bem-estar à comunidade
Sebec: bem-estar à comunidade | Foto: Douglas Kuspiosz

Serviços de bem-estar à comunidade universitária

Para aqueles que estão chegando agora na UEL, há uma complexa rede de atendimento a estudantes, professores e agentes universitários. O Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade) é responsável por equipamentos sociais como o RU (Restaurante Universitário), a Moradia Estudantil, os atendimentos de assistência social e psicologia, e o SESMT, voltado à segurança e à medicina do trabalho.

Moradia Estudantil da UEL
Moradia Estudantil da UEL | Foto: Douglas Kuspiosz

“São cinco divisões que objetivam esse bem-estar e dentro desses equipamentos sociais, que são o restaurante, a moradia, os serviços de saúde, de nutrição, de psicologia, de serviço social. Aliás, cresceu muito depois da pandemia da Covid-19, principalmente nos atendimentos do serviço social e da psicologia”, explica Ângela Maria de Souza Lima, diretora do Sebec. “É uma estrutura que se diferencia em relação às outras sete universidades estaduais.”

ATENDIMENTOS

De acordo com Ângela, o estudante, assim que está com a matrícula ativa, tem acesso a todos os serviços ofertados pelo Sebec. No caso do RU, são servidas 2,5 mil refeições no almoço e outras 1,5 mil no jantar.

O Restaurante Universitário serve 2,5 mil refeições no almoço e outras 1,5 mil no jantar
O Restaurante Universitário serve 2,5 mil refeições no almoço e outras 1,5 mil no jantar | Foto: Douglas Kuspiosz

“Mesmo só com o número da matrícula, no primeiro dia que ele chega na universidade, já pode fazer o uso do restaurante”, pontuando que isso também se aplica aos atendimentos de serviço social, psicologia e da nutrição.

Para se ter acesso a outros serviços do Sebec, continua a diretora, podem ser adotados outros caminhos. A distribuição de passes para o transporte e de chips, celulares e tablets - através de um programa de inclusão digital -, ocorre após consulta com a assistência social.

Ângela Maria de Souza Lima, diretora do Sebec:
Ângela Maria de Souza Lima, diretora do Sebec: | Foto: Douglas Kuspiosz

As vagas da Moradia Estudantil, o subsídio ampliado do RU, o instrumental odontológico e as bolsas permanência são ofertadas através de um edital unificado.

"Trabalhamos com duas dimensões: a não evasão e a permanência com bem-estar”, completa Ângela.