Londrina – O trabalho como aprendiz é uma das formas mais eficientes para ingresso no mercado de trabalho. A Guarda Mirim de Londrina é uma das entidades da cidade que trabalham com aprendizes. Hoje são 429 alunos, entre 14 e 18 anos, divididos entre a educação profissional e o serviço de convivência socioeducacional.
São cursos de auxiliar administrativo, operador do comércio e padaria e confeitaria. "A aprendizagem profissional não pode atrapalhar o desempenho na escola", ressaltou o coordenador da entidade, Cláudio Melo.
Joyci Aparecida dos Santos, de 17 anos, moradora do Distrito de São Luiz (zona sul), faz curso de auxiliar administrativo e produção industrial e atua no departamento financeiro da empresa Belagrícola. "Aprendi a gostar da parte financeira e agora penso em fazer uma faculdade na área", frisa.
Gabriela Bertola da Cruz, de 17, moradora do Jardim Igapó (zona sul), trabalha na mesma empresa e acredita que o trabalho vai "servir como experiência". "E ainda dá para guardar um pouquinho de dinheiro", comenta.
Renata Sega Francisco, de 16, trabalha no setor de marketing da Sercomtel e acredita que a experiência vai ser importante no futuro. "A gente aprende a criar responsabilidade, cuidar bem do próprio dinheiro e ser independente."
Para as empresas, o retorno é positivo. "É gratificante ver o desenvolvimento deles e proporcionar esta oportunidade, que talvez muitos não teriam. Os aprendizes nos ajudam bastante e todos os departamentos estão satisfeitos com o trabalho deles", ressaltou a assistente de desenvolvimento da Belagrícola, Carolina Bettini Corcini.

mockup