A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 29 casos positivos de Covid-19 e mais duas mortes em Londrina . Após três dias sem apontar óbitos, o boletim desta segunda-feira (13) traz o registro da morte de duas mulheres, ambas internadas no Hospital Universitário. A paciente de 87 anos, que tinha outras comorbidades, deu entrada na unidade no dia 5, mas não resistiu e o quadro evolui para óbito nesta segunda. Já a mulher de 65 anos testou positivo no dia 22 de junho e também morreu no mesmo dia. Ela também tinha registro de outras doenças.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado não há relação dos dias sem óbitos com a quarentena mais rigorosa imposta em decreto estadual que teve início no domingo retrasado, dia 5 de julho. "Toda a medida não farmacológica, o resultado sempre se mede posteriormente." Ou seja, a efetividade das medidas só poderão ser avaliadas mais no final do mês. "Quando 'fechou' o vírus já tinha seu ciclo de circulação vigente, o qual se espera 14 dias em média. Ou seja, com a interrupção agora, as medidas vão ter reflexo mais adiante."

No acumulado, desde o início da pandemia em março, são 1926 casos confirmados da infecção em Londrina e 95 mortes. Dos 220 casos ativos, 188 pessoas estão em isolamento domiciliar e 32 internadas (15 em UTI e 17 em enfermaria). Outras 1611 pessoas já estão curadas.

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto exclusivo para Covid está em 60% em Londrina. Já os leitos de enfermaria estão com 46% da capacidade comprometida.