O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) conseguiu controlar o surto de Covid-19 na cadeia de Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina) e a unidade voltou a receber detentos desde a semana passada. A situação foi descoberta no final de maio, quando 38 dos 41 presos testaram positivo. A carceragem, que funciona ao lado da delegacia da cidade, foi isolada para cumprimento da quarentena de 25 de maio até 14 de junho.

Imagem ilustrativa da imagem Após surto de Covid-19, cadeia de Sertanópolis volta a receber presos
| Foto: Reprodução/Polícia Civil

As informações constam no ofício enviado pelo coordenador do Depen na região de Londrina, Reginaldo Peixoto, ao Ministério Público. Os presos encaminharam uma carta ao juiz da VEP (Vara de Execuções Penais), Katsujo Nakadomari, cobrando medidas diante dos casos confirmados. Durante a quarentena, quem foi detido em Sertanópolis acabou transferido para a cadeia pública de Ibiporã.

Segundo Peixoto, assim que a primeira infecção pela doença foi diagnosticada, os encarcerados receberam tratamento médico da Secretaria de Saúde do município, mas nenhum evoluiu para a forma grave. "Todos já estão recuperados", apontou o coordenador no documento, que não detalha se os detentos foram ou não vacinados.

Números

Segundo um balanço feito pelo próprio Depen,18 presos e nove servidores do órgão morreram de Covid-19. São 1.080 funcionários e 4.593 presos infectados desde o começo da pandemia. Os dados mais recentes, publicados na última quinta-feira (16), mostram que 305 detentos e 109 trabalhadores do sistema prisional estão com o vírus ativo. Na região de Londrina, foram duas mortes pela doença.