Londrina – "Eu só espero que dê tudo certo dessa vez", resumiu o candidato Gilberto Araújo Brandina, pouco antes do início da prova do concurso da Secretaria Municipal da Saúde em Londrina. O exame para a contratação de 25 médicos para o Programa Saúde da Família foi reaplicado ontem pela terceira vez.
Brandina já havia conseguido boas pontuações em julho do ano passado e no final de dezembro. Nas duas ocasiões foram identificadas questões plagiadas de outros concursos e os exames foram cancelados. "Tomara que eu consiga manter a pontuação e que não tenha nada de irregular agora", diz esperançoso.
O número de acertos nas outras provas também fez com que o médico Elcio de Oliveira Filho comemorasse duas vezes a aprovação no concurso. "A gente fica chateado com isso tudo. Fiz a primeira [prova], fiz a última. É complicado", lamenta.
Os candidatos fizeram o exame no campus da Unopar do Jardim Piza, na zona sul. Os inscritos chegaram antes das 9h da manhã, horário em que o portão de acesso às salas foi fechado. A prova continha 35 questões objetivas. Os primeiros a entregar os gabaritos saíram uma hora depois.
Para a médica Joice Dayane Tavares, as questões estavam no mesmo nível dos outros exames aplicados anteriormente. "Já vim três vezes de Ortigueira para cá. Fiz as três provas. Estava tranquila", avalia.
O candidato Adriano Prigol disse que "se o concurso for cancelado mais uma vez vai ficar difícil acreditar nele".

Abstenção


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, dos 146 candidatos inscritos, 90 fizeram as provas. Os 56 ausentes geraram um índice de 38% de abstenção. O candidato Marcos Vinicius Nogueira, que veio de Presidente Prudente (SP), comemorou o número de faltosos. "Isso pode melhorar a classificação. Achei a prova mais difícil dessa vez. Soube na quinta-feira que ia ter concurso de novo no domingo. A remarcação do exame foi muito rápida. Isso pode ajudar quem fez a prova hoje, mas prejudica quem é de fora e tem que programar a viagem com antecedência", destaca.
A Prefeitura de Londrina precisa substituir 25 médicos que trabalham no Programa Saúde da Família. Os contratos emergenciais vencem no final de fevereiro. O secretário municipal de Saúde garantiu que vai dar tempo de contratar todos os profissionais. "Os candidatos precisam ficar atentos aos prazos para passar pela prova de títulos. A lista dos candidatos aprovados será divulgada em 4 de fevereiro", ressalta.
A Procuradoria Geral do Município analisa de que forma será feito o pagamento à empresa MS Concursos, responsável pela aplicação da prova. A empresa, com sede em Campo Grande (MS), ainda não foi punida por plagiar as questões. Conforme o secretário, a comissão fiscalizadora do contrato vai concluir um relatório geral sobre todas as irregularidades identificadas durante as provas. "Após o término do concurso, vai ser emitido um relatório completo que vai ser mandado para a gestão de contratos e lá eles vão avaliar quais providências serão tomadas", explica Mohamad El Kadri.

Irregularidades


Além de questões plagiadas nas duas primeiras provas para as vagas de médicos para o Programa Saúde da Família, candidatos aos cargos de assistência de enfermagem em saúde da família, de condutor socorrista e de assistência técnica de enfermagem em urgência e emergência também tiveram que refazer os exames no início de janeiro após a troca de duas das três provas aplicadas no final de dezembro. Já os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde - pasta responsável pela elaboração dos primeiros exames aplicados em julho - aguardam o julgamento da ação protocolada pelo Ministério Público, que verificou diversas irregularidades, incluindo também plágios de questões.

mockup