Imagem ilustrativa da imagem Após nomeação, nova chefe do NRE de Londrina elenca principais desafios
| Foto: Seed PR



O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina tem uma nova chefe. Trata-se da professora Estela de Fátima Camata Lopes Mendonça, nomeada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) para a função, que começou a ocupar oficialmente nesta segunda-feira (14). O decreto que escolheu a profissional foi publicado na edição da última sexta do Diário Oficial do Paraná, onde também foram divulgadas as nomeações de outros 28 unidades de coordenação do Estado.

Ela assume o lugar deixado por Luzia Maria de Jesus Alves, que ocupava o cargo desde abril do ano passado depois que a então titular, Lúcia Cortez, foi empossada como secretária estadual de Educação pela ex-governadora Cida Borghetti (PP). Em entrevista à FOLHA, Estela Camata informou que, apesar de já conhecer o governador, recebeu o convite para comandar o NRE no começo de janeiro. "Não houve qualquer conversa antes dele assumir. Oficialmente, estou como chefe desde o dia 3, mas o decreto demora um pouco para sair. Na semana passada, já participei de uma reunião com o novo secretário, Renato Feder. Posso dizer que estamos bem alinhados com o governo para que os principais objetivos sejam alcançados logo no início da gestão", ponderou.

Um deles é organizar o retorno na rede estadual, programadas para 14 de fevereiro. Na região de Londrina, são 85 mil estudantes. O NRE atende 19 cidades. "Queremos que toda a estrutura necessária esteja funcionando plenamente nas escolas. Essa preparação abrange a distribuição das aulas, que acontecerá na primeira semana do ano letivo. Outro ponto positivo foi a renovação do contrato dos funcionários que trabalham na parte administrativa e nos serviços gerais, o que garante tranquilidade para os diretores", comentou.

O Núcleo de Educação possui 5,8 mil professores, sendo 3,8 mil concursados e 2 mil contratados via PSS (Processo Seletivo Simplificado).

Currículo

Estela de Fátima Camata é cambeense, graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Administração, Supervisão e Orientação pela Unopar. Esteve na Direção do Colégio Estadual Attílio Codato, de Cambé, de 1995 a 2003. Também possui formação continuada no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e Mestrado em História Social na Linha de Ensino pela UEL.

Critérios

Em nota, a assessoria de imprensa da Seed (Secretaria Estadual de Educação) descartou, pelo menos por enquanto, que a escolha dos novos chefes dos NREs será feita por aplicação de testes seletivos. "Ainda não há uma definição quanto ao trabalho que será desenvolvido por meio do acordo de cooperação com o Instituto Lemann. Assim que um plano de trabalho estiver concluído, ele será divulgado em nossos canais oficiais de comunicação. As nomeações de chefes de Núcleos Regionais e de Assistentes Técnicos de Núcleo Regional foram definidas pelo Secretário da Educação, Renato Feder, e aprovados pelo Governo do Estado do Paraná".