Após uma espera de dez horas, os 932 passageiros do trem turístico da Serra Verde Express, que faz o percurso de Curitiba a Morretes, no Litoral, chegaram ao destino por volta das 21h desta quinta-feira (13). Queda de árvores no trajeto fizeram o trem ficar parado na Serra do Mar, a cerca de 15 quilômetros de Morretes.

A empresa afirmou, em nota, que a circulação é monitorada pela Rumo Logística e que, na manhã de quinta, recebeu a liberação para fazer o trajeto. “Durante a viagem foram identificadas quedas de árvores no trajeto, o que foi alterando as tratativas de liberação de passagem pela responsável da via”, diz o texto.

O veículo foi parado “priorizando a segurança de nossos passageiros e tripulação”, diz a Serra Verde, até que os trilhos fossem limpos e readequados à circulação.

“Ressaltamos que, em 26 anos de operação, é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico, classificado entre os três melhores do mundo”, acrescenta.

A Serra verde agradeceu o apoio da Prefeitura de Morretes e da comunidade local no acolhimento aos passageiros. “Todas as medidas necessárias foram tomadas para minimizar os impactos do evento climático e nenhum passageiro precisou de atendimento médico ou esteve exposto a risco”, diz.

“A empresa Rumo, responsável pela administração da ferrovia, está fazendo uma nova avaliação dos danos causados pelo vendaval e de eventuais possibilidades de ocorrências de novas quedas de árvores”, completa.

(Matéria atualizada às 17h30)