Após crimes, policiamento é reforçado na Zona Sul do Rio
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de abril de 2012
Agência Estado 
Uma família foi mantida refém por três homens armados, na noite deste sábado no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, também uma produtora de vídeo foi invadida no bairro. Em São Conrado, também na zona sul, uma casa em condomínio de luxo sofreu uma tentativa de assalto. O policiamento na região foi reforçado por determinação do comando do 23° Batalhão da Polícia Militar (Leblon).
O assalto à família ocorreu na Rua Girondino Esteves, por volta das 21 horas, quando o neto da dona da casa saía com amigos para ir a uma festa. Eles foram rendidos e obrigados a voltar para a residência, onde foram mantidos amarrados em um cômodo.
Enquanto parte dos assaltantes revirava a casa, em busca de objetos de valor, outro criminoso dominava o vigia da rua, Reginaldo da Rocha Viana. "Eu levantei para fazer a ronda e já fui abordado por um homem armado. Quando cheguei, a família já estava rendida", contou Viana, que também foi amarrado. Os criminosos levaram oito celulares, computador, joias, três tevês e cinco bonés.
Segundo uma das vítimas, os ladrões andavam pela casa instruídos por radiotransmissores e chegaram a pedir desculpas pelo assalto.
Algumas horas depois, o alarme da produtora de vídeo Visual Cine-Vídeo foi acionado. A polícia chegou no momento em que três homens deixavam o local. Carlos Henrique Evangelista Spedo, de 23 anos, foi preso. Os demais suspeitos fugiram. Com eles, a polícia apreendeu uma bandeja, um perfume importado e um notebook.
De acordo com a delegada Flávia Monteiro, os donos da produtora só reconheceram o computador - o que pode ser indício de que o grupo havia praticado outros assaltos na mesma noite. A polícia investiga se os assaltos têm ligação.
No bairro de São Conrado, um morador conseguiu evitar um assalto ao perceber a movimentação de criminosos no terreno da casa em que mora, num condomínio de luxo do bairro. Ele trancou a porta que dava acesso para uma área com mata e conseguiu evitar a entrada dos assaltantes.


