Arapongas - As Polícias Civil, Militar e o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Arapongas intensificarão ações para coibir ''rachas'' em vias públicas. No último domingo, um garoto de 11 anos que estava com uma bicicleta foi atropelado quando assistia a um racha num local conhecido como Trevão, no Parque Industrial 2 de Arapongas, próximo à rodovia BR 369. Até a tarde de ontem o garoto continuava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital João de Freitas, em Arapongas, em estado grave.
Na quarta-feira a Polícia Civil de Rolândia prendeu um jovem sob a acusação de ter atropelado o garoto e de ter omitido socorro. Daniel Rodrigues, de 21 anos, foi preso por volta do meio-dia e confessou à Polícia ter praticado racha. Rodrigues responderá pelas acusações de lesão corporal dolosa de natureza gravíssima, ou seja, houve intenção, uma vez que o condutor do veículo teria assumido o risco de causar o acidente ao ter participado do racha. Rodrigues também responderá por omissão de socorro. Foi arbitrada fiança de R$ 2,5 mil, mas ontem ele continuava preso em Arapongas. Outros dois motociclistas responderão por direção perigosa.
De acordo com o subcomandante da Companhia de Polícia Militar de Arapongas, tenente Vilson Laurentino da Silva, as fiscalizações já vinham sendo realizadas, mas elas foram prejudicadas pelas constantes mudanças de locais. ''Nós realizamos operações nas proximidades da região conhecida como Portal e depois nos dirigimos para um outro ponto, próximo a um posto de gasolina no Parque Industrial, que também era utilizado para os ''rachas'', mas logo eles saíram de lá e foram para a região do Trevão, também no Parque industrial'', relata Silva.
O subcomandante convoca a população para denunciar outros pontos onde essas disputas estariam sendo realizadas para que a polícia possa coibir esse tipo de ilegalidade. ''As pessoas podem denunciar, inclusive anonimamente, pelo telefone 0800 433434 ou pelo 181'', informa. A Polícia Militar está assistindo todos os vídeos publicados na internet de ''rachas'' realizados em Arapongas para tentar identificar os motoristas que aparecem nas imagens.
Segundo o diretor da Secretaria de Trânsito de Arapongas, major Arnaldo Sebastião, várias ações em conjunto com a Polícia Militar serão realizadas. Ele pediu sigilo em relação às operações para que as investigações não sejam prejudicadas. ''Vamos coibir esse tipo de coisa, mas sabemos que essas disputas já se tornaram intermunicipais, embora saibamos que vários cidadãos de Arapongas participam'', relata.

mockup