Ao menos 63 municípios do Paraná já conseguiram dar início à imunização contra a Covid-19 em idosos com 60 anos, faixa etária que representa a reta final da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização. O número que corresponde a apenas 15,7% das cidades do Estado. Enquanto algumas Regionais já possuem até 16 municípios nesta etapa, a 17ª RS informou que apenas duas cidades deram início à vacinação dos “sexagenários”.

Imagem ilustrativa da imagem Apenas dois municípios da 17ª Regional avançam para a vacinação dos "sessentões”
| Foto: Sergio Ranali-6/08/15

De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a Regional mais avançada é a de Paranavaí, com 16 municípios. Com sete nesta etapa, a Regional com sede em Francisco Beltrão está em segundo lugar. As informações foram atualizadas nesta quinta-feira (29) e o levantamento também aponta as Regionais mais “atrasadas”: Irati, Guarapuava, Umuarama e Ivaiporã.

Entre os municípios da 17ª Regional de Saúde, apenas Miraselva e Pitangueiras já conseguiram aplicar as primeiras doses nos moradores de 60 anos. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia de Miraselva, Priscila Cameloti, pelo menos 40 moradores com 60 anos já receberam a primeira dose da vacina da Astrazeneca. Estes devem retornar para receber a segunda dose somente no final de julho.

O município possui apenas 2,3 mil habitantes e acumula 153 casos da Covid-19 e quatro óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia. A Secretaria monitora oito moradores que atravessam a fase de transmissão da doença, sendo que um precisou ser internado. “Ainda faltam alguns moradores de 65, 70 e 75 anos receberem as segundas doses porque foi a AstraZeneca e ela é mais demorada. Ficou para o final de maio, começo de junho e julho. Abaixo de 64 anos foi tudo AstraZeneca”, explicou Cameloti. Ainda de acordo com ela, 90% dos funcionários da saúde já receberam as duas doses do imunizante.

O outro município que conseguiu avançar foi Pitangueiras. De acordo com o boletim mais recente enviado à reportagem, 502 moradores com idades mais avançadas já receberam a primeira dose. Destes, 232 receberam a segunda. Os dados são do dia 23 de abril. Questionado, o secretário municipal de saúde, Diego Fávero, disse que não possuía os dados sobre quantos eram os “sessentões” vacinados até o momento.

Pitangueiras contabiliza 287 casos e seis óbitos em decorrência da doença. A Secretaria monitora 25 moradores considerados casos ativos. Um está internado com a Covid-19.

Por outro lado, cidades da 17ª Regional atravessam a vacinação de idosos com menos de 64 e mais de 61 anos. São os casos de Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas. Destas, somente Londrina já iniciou o cadastramento de moradores com comorbidades.

A Secretaria Municipal de Ibiporã estimou que o cadastramento para a vacinação de portadores de doenças crônicas deve ter início na semana que vem. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini, as equipes do município farão a busca destes moradores após o cadastramento. “Vamos cadastrar por faixa etária e as unidades vão estar chamando para avaliar os prontuários por telefone”, informou.

Conforme a coordenadora, a expectativa é que a vacinação atinja 99% dos moradores com 64 anos na próxima semana.

Entre as cidades da macrorregião Norte do Paraná, Cornélio Procópio, Faxinal, Grandes Rios, Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom também aparecem na lista de cidades que conseguiram avançar na vacinação.